Buscar no Cruzeiro

Buscar

Arquidiocese de Sorocaba

Curia da Arquidiocese de Sorocaba passa a atender no seminário

Mudança tem como objetivo incentivar o contato com a memória história do Seminário Diocesano

10 de Maio de 2021 às 09:48
Da Redação [email protected]
Entrada principal das instalações na av. Eugênio Salerno. Crédito da foto: Erick Pinheiro
Entrada principal das instalações na av. Eugênio Salerno. Crédito da foto: Erick Pinheiro (Crédito: Entrada principal das instalações na av. Eugênio Salerno. Crédito da foto: Erick Pinheiro)

A Curia Metropolitana e o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano da Arquidiocese de Sorocaba passam a atender no prédio do Seminário Diocesano São Carlos Barromeu a partir da próxima quarta-feira (12). A mudança foi anunciada em um comunicado divulgado pelo arcebispo Dom Julio Akamine nesta segunda-feira (10).

A alteração no atendimento faz parte da proposta da Arquidiocese de retomar progressivamente o uso do prédio histórico que fica no bairro Santa Terezinha. "Assim, tanto o clero quanto os que buscam o atendimento e os serviços poderão tomar contato com a memória histórica e a estrutura que expressa, nos seus vários aspectos, a caridade pastoral do Arcebispo e da Arquidiocese de Sorocaba", escreve o arcebispo.

O santuário fica na avenida Doutor Eugênio Salerno, 100. Anteriormente, a Curia realizava o atendimento no prédio que fica na altura do número 60, na mesma avenida. O telefone da Curia Metropolitana é o (15) 3221-6880.

Patrimônio histórico

De acordo com o inventário dos bens tombados de Sorocaba, levantamento feito pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), o imóvel da década de 1930 foi construído em um terreno doado em 1929 à Mitra Diocesana para a construção do Seminário Episcopal, localizado no antigo Largo da Independência (atual praça 9 de Julho). O imóvel já abrigou o Seminário Diocesano e seus seminaristas, a escola Coronel Fernando Prestes, Divisão Regional de Ensino, Uniso, Secretaria de Esportes e setor de Fiscalização da Prefeitura.

O inventário destaca as características arquitetônicas do edifício, que possui uma suntuosa e imponente fachada, com grandes arcos internos, obedecendo aos padrões europeus da época. Em estilo neoclássico, a composição da arquitetura apresenta detalhes em relevo nas portas e janelas, detalhes em estilo rococó e murais de azulejos decorados.

Foi tombado como patrimônio histórico, em 1996, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), com grau de preservação 2 - que determina preservação parcial, apenas do exterior do edifício, compreendendo a volumetria, fachadas, coberturas, áreas livres, ajardinamento e respectivos elementos ornamentais ou utilitários, se houver.