Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Ferramentas digitais auxiliam na vacinação contra a Covid

Plataforma ConecteSUS permite que o usuário acesse o histórico de vacinação

09 de Maio de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Por meio de um QR code, é possível ao vacinado obter confirmação e dados da vacinação contra a Covid-19.
Por meio de um QR code, é possível ao vacinado obter confirmação e dados da vacinação contra a Covid-19. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com a chegada das vacinas contra a Covid-19 para grupos prioritários da população brasileira, algumas pessoas que já foram imunizadas encontram nas redes sociais uma forma de comemorar o ato. Em publicações de fotos do comprovante de vacinação, as interações virtuais se tornam uma demonstração de carinho entre os usuários, enquanto os abraçados ainda representam risco à saúde. Porém, o cartão é mais do que uma lembrança desse momento tão importante. Além dos dados pessoais do vacinado, há um QR-code impresso no verso do comprovante, onde a pessoa pode apontar a câmera do smartphone e acessar o site #VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, assim como a carteira de vacinação, o comprovante de aplicação das doses de vacina contra o novo coronavírus é um documento e deve ser guardado. No impresso, além de constar as informações sobre a vacina aplicada, a data da aplicação e quem foi o aplicador, o comprovante fornece dados para pesquisas. A consulta também pode ser realizada virtualmente, pelo ConectSUS, sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde que reúne dados sobre os serviços ferecidos à população. Por lá, é possível acessar informações como agendamento de consultas médicas, históricos de medicamentos, exames por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) entre outros serviços.

Para acessar esses dados é necessário ter cadastro no site do Governo Federal (www.gov.br). Depois, basta baixar o aplicativo ConecteSUS no smartphone ou acessar o site da plataforma (www.conectesus-paciente.saude.gov.br) e criar uma conta. Feito o login, o usuário é redirecionado para a tela principal, onde há um guia de ações que incluem calendário de vacinação, controle de medicação, agendamentos e registro de contatos e informações de saúde.

Já o site #VacinaJá traz informações referentes ao plano de imunização no Estado, como o cronograma atualizado e o vacinômetro -- que mostra a quantidade de doses aplicadas e distribuídas nos municípios e ranking de vacinação. A página também tem um espaço destinado ao pré-cadastro para a imunização contra a Covid-19 e conteúdos complementares para sanar as dúvidas mais frequentes.

A estudante de psicologia Rafaela Souza, 25, trabalha em uma clínica multidisciplinar e já tomou as duas doses da Coronavac. Ela conta que perdeu a carteira de vacinação e sempre esquece onde deixou os comprovantes. A pedido da reportagem, Rafaela baixou o ConecteSUS no celular para testar o serviço. “Tomei a primeira dose da vacina contra o Covid-19 em 4/2 e a segunda em 4/3. Quando eu abri o aplicativo e vi que a vacina estava registrada lá, achei muito bacana. Se eu tivesse perdido o comprovante e não tivesse esse registro, não conseguiria lembrar os dias corretos em que recebi as doses. Estou muito empolgada para testar as outras ferramentas!”, diz.

Animada, ela conta que vai aderir aos serviços da plataforma, mas sentiu falta de algumas ferramentas que estão sendo atualizadas gradativamente, como exames, consultas e atendimentos. “Nunca fui de agendar consultas nos postos, pois sempre havia um determinado horário para agendamentos. Com a proposta do aplicativo, poderei agendar e consultar meus exames em qualquer lugar e horário. Achei uma iniciativa muito legal, facilitará em muito o dia a dia do usuário.”

Quem perdeu a carteira de vacinação, assim como a Rafaela, pode solicitar o espelho -- que é o histórico de imunização -- no posto de saúde onde habitualmente recebe as doses e fazer a segunda via do documento. Se não for possível recuperar esse espelho, um novo esquema vacinal pode ser iniciado. O paciente passará por uma avaliação considerando a faixa etária e as vacinas recomendadas para a idade, e receberá aplicação da vacina e agendamento de doses subsequentes. (Wilma Antunes)