Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Preso explica motivação para queimar ônibus

08 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Ônibus e contêineres de lixo são incendiados no Parque Vitória Régia
Ônibus e contêineres de lixo são incendiados no Parque Vitória Régia (Crédito: Divulgação)

Um dos três homens presos pela Polícia Militar, apontados como responsáveis por incendiar um ônibus em Sorocaba, afirmou que a motivação para os ataques foi a morte de um morador no bairro. O corpo de André de Jesus Senna, de 27 anos, foi encontrado no domingo (2) próximo a um trecho do rio Sorocaba que passa pelo Vitória Régia 2.

Um ônibus do transporte coletivo e mais de 10 contêineres de lixo foram queimados entre a noite de terça-feira (4) e começo do madrugada de quarta-feira (5). A polícia fez rondas no bairro durante todo o dia até prender, no final da tarde de quarta-feira, três suspeitos de estarem envolvidos na ocorrência.

Os homens detidos pela equipe da Força Tática têm 19, 20 e 22 anos e de passagens por tráfico de drogas e receptação. Durante a abordagem, um deles confessou ter participado dos ataques. Ele afirmou aos PMs que o crime teria sido motivado pela morte de Senna, caso que ainda está em investigação pela Polícia Civil.

Segundo a PM, foram encontradas mensagens no celular dos suspeitos em que o grupo combinava de atear fogo no ônibus, além de possíveis futuros ataques no bairro. Outros suspeitos também estariam envolvidos, mas não foram identificados.

Ainda durante a prisão, a polícia localizou várias porções de drogas com o trio. Eles foram levados para o Plantão Policial da Zona Norte, onde a ocorrência foi registrada.

O ataque

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o ônibus estava na rua Francisco Siedler, próximo ao número 51, quando o motorista foi rendido por um grupo armado por volta das 23h. Eles o fizeram desembarcar e atearam fogo no veículo. Segundo a Urbes, o coletivo estava sem passageiros.

A Urbes também informou que, por recomendação dos órgãos de segurança, diminuiu o número de ônibus nas linhas que atendem o bairro durante a noite de terça-feira (4). A circulação dos coletivos foi normalizada nos horários de pico na quarta-feira (5).

O ônibus incendiado pertencia a concessionária do BRT. Segundo o Consórcio, os danos causados ao veículo são irreparáveis. “Reforçamos que a empresa repudia quaisquer situações que atentem contra a boa cidadania. Tal ato prejudica a todos, especialmente os sorocabanos que utilizam o transporte coletivo”, afirmou em nota. Além do veículo, mais de 10 contêineres de lixo foram incendiados.

Investigação

A Polícia Civil apura as causas do ataque. Uma das linhas que deve ser investigada é a possível relação com a morte de Senna. Segundo a PM, o corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição.

A vítima estava desaparecida desde quarta-feira (28), quando, segundo relato de moradores, teria sido abordado por Guardas Civis Municipais. Os bombeiros fizeram buscas no rio Sorocaba até sábado (1º), mas não encontraram Senna. No domingo (2), amigos e familiares continuaram a procurar a vítima, que foi localizada no período da tarde.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), que está ouvindo depoimento de possíveis testemunhas e dos guardas, além de aguardar os laudos da perícia.

A administração municipal abriu um processo administrativo de sindicância para apurar em caso. Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Sesu) alega que não há envolvimento da GCM no caso da morte do jovem. “Os GPSs de todas as viaturas da Guarda em serviço na data do ocorrido foram verificados e nenhuma delas esteve no bairro ou no local onde o corpo foi localizado”, afirma. A companheira da vítima foi orientada a realizar denúncia sobre o caso na Corregedoria da GCM. (Da Redação)