Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Duas mil pessoas não tomaram a 2ª dose

1.043 idosos de 68 anos ou mais não tomaram a vacina complementar por falta do imunizante em Sorocaba

07 de Maio de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Haverá cinco postos de imunização atendendo na cidade.
Haverá cinco postos de imunização atendendo na cidade. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (5/5/2021))

Um total de duas mil pessoas, entre idosos e trabalhadores da saúde de Sorocaba, já estão com o prazo vencido para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Desse total, estão cerca de 1.043 idosos de 68 anos ou mais, cujas doses da Coronavac ainda não chegaram à cidade para completar a imunização desse público. O prazo de 28 dias para tomar a segunda dose da Coronavac já venceu, mas por falta de doses essas pessoas ainda não foram imunizadas. Além disso, uma parte das pessoas já imunizadas com a primeira dose não voltou para receber a segunda dose. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, em resposta a questionamento do Cruzeiro do Sul.

A Secretaria da Saúde (SES) informa que o município vem comunicando o Estado dessas diferenças, mas ainda não recebeu uma previsão de chegada dessas doses faltantes.

Além disso, a SES também informa que uma boa parte do total de duas mil pessoas, que já está com o prazo para tomar a segunda dose vencida, simplesmente não voltou para a segunda aplicação.

A situação de doses faltantes, neste momento principalmente da Coronavac, não ocorre somente em Sorocaba, mas também em outras cidades. Assim como pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose. O fato já ocorreu em muitas cidades pelo Brasil, e não somente no município de Sorocaba.

Além disso, já faltaram o total de 1.043 doses para imunizar idosos de 68 anos ou mais, que também ainda não tomaram a segunda dose da Coronavac. Por conta da falta de doses, mesmo já tendo divulgado o dia da imunização dessas pessoas com a segunda dose da Coronavac, a Prefeitura teve que cancelar e abrir agendamento on-line para evitar tumultos e vacinar essa faixa etária de forma organizada e com tranquilidade. Assim, do total de 5.583 idosos dessa faixa etária que precisavam ser imunizados com a segunda aplicação, 4.540 recebeu o imunizante, mas 1.043 ainda não.

A SES reforça a orientação sobre a necessidade de aplicação da segunda dose, pois os estudos demonstram que é possível atingir a eficácia máxima comprovada pela Anvisa de cada vacina com a aplicação das duas doses. “O município vem comunicando o Estado dessas diferenças, mas ainda não recebeu uma previsão de chegada dessas doses faltantes”.

Questionado a respeito, o Estado informa que, “em toda a campanha, já foram enviadas à cidade de Sorocaba mais de 180 mil doses e, até o momento, consta registro de 154,8 mil aplicações, o que evidencia um “saldo” de pelo menos 25,2 mil doses no município, que é responsável pelas estratégias de aplicação nos públicos-alvo definidos pelo Plano Estadual de Imunização (PEI)”, informa em nota oficial.

De acordo com o Ministério da Saúde, caso alguma ocorrência impeça a aplicação da segunda dose no prazo recomendado de 28 dias, a orientação é que o indivíduo seja imunizado assim que possível. (Ana Cláudia Martins)