Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Unip oferece atendimento gratuito para pacientes com sequelas da Covid

Clínica de fisioterapia da universidade implantou um programa para auxiliar essas pessoas

05 de Maio de 2021 às 16:16
Da Redação [email protected]
A equipe de fisioterapeutas realizar diversos tipos de exercícios e treinos, para auxiliar os pacientes com sequelas da Covid-19
A equipe de fisioterapeutas realizar diversos tipos de exercícios e treinos, para auxiliar os pacientes com sequelas da Covid-19 (Crédito: Divulgação )

A clínica de fisioterapia da Universidade Paulista (Unip), campus Sorocaba, implantou o programa Atenção Fisioterapêutica a Pacientes com Sequelas Pós-Covid. O projeto oferece atendimento gratuito a pacientes com sequelas da doença. A assistência é prestada por alunos do último ano da graduação em fisioterapia, sob a supervisão de professores e coordenadores.

O tratamento consiste nos seguintes procedimentos: exercícios aeróbicos, para pacientes com acometimento cardiopulmonar e descondicionamento físico; atividades de fortalecimento, para pessoas com fraqueza muscular periférica; exercícios de flexibilidade, respiratórios, de equilíbrio e de controle neuromuscular; treino de força e/ou resistência da musculatura respiratória; treino de atividades de vida diária; e encaminhamento para atendimentos de outros profissionais de saúde, se necessário.

Para participar, o paciente deverá apresentar os exames médicos e o receituário. Em geral, é necessário encaminhamento médico para iniciar o tratamento. Porém, a equipe de fisioterapeutas analisa cada caso.

Os interessados devem estar a 30 dias sem nenhum sintoma inicial de Covid-19. Além disso, não devem morar com quem esteja com a doença ativa. Se for o caso, devem respeitar o prazo de 30 dias antes de iniciar o tratamento. Também devem ter as frequências cardíaca e respiratória, pressão arterial e saturação periférica de oxigênio dentro dos limites de normalidade. É necessário, ainda, assinar um termo de consentimento e responsabilidade.

As inscrições para a triagem devem ser feitas pelo telefone (15) 3412-1028.

Pacientes com necessidade de suporte ventilatório ou oxigenoterapia; doença sistêmica aguda ou febre; hipotermia; frequência cardíaca de repouso menor que 50 e maior que 100 batimentos por minuto; saturação de oxigênio menor que 88%; sinais de desconforto respiratório em repouso; hipertensão e/ou arritmia não controlada; miocardite ativa; diabetes descontrolada; trombose; ou alterações cognitivas (contraindicação relativa) não podem participar.

Segundo a Unip, os atendimentos são feitos de acordo com todos os protocolos de segurança e higienização. Os atendidos devem, obrigatoriamente, usar máscara de proteção.