Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio

Associação espera aumento nas vendas do Dia das Mães

O comércio foi um dos setores mais afetados com a pandemia do coronavírus, já que não foi considerado um setor essencial e precisou ficar fechado durante longos períodos

05 de Maio de 2021 às 02:22
Marina Bufon [email protected]
Movimento de pessoas no comércio no Centro de Sorocaba
Movimento de pessoas no comércio no Centro de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)

O Dia das Mães é, tradicionalmente, um dos períodos mais fortes do calendário no setor comercial. Neste ano, em pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) em parceria com a Athon Ensino Superior, a expectativa é um aumento de 2% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

O comércio foi um dos setores mais afetados com a pandemia do coronavírus, já que não foi considerado um setor essencial e precisou ficar fechado durante longos períodos. Os lojistas precisaram, portanto, encontrar formas de lucrar em meio à Covid-19, e uma delas foi a aposta na internet.

Neste Dia das Mães, os comerciantes estão otimistas, porque, além de poderem contar com a tecnologia, principalmente nas vendas pelo Instagram e pelo sistema de Drive Thru, também poderão abrir seus estabelecimentos e mostrar seus produtos normalmente na cidade de Sorocaba. Além disso, as ações da data, como descontos, também estão sendo divulgados.

No estudo feito pela ACSO, 53% dos entrevistados pretendem presentear suas mães, esposas, sogras ou avós, priorizando o comércio local como forma de valorização, além das lojas on-line. Além disso, 61% das pessoas optarão por itens de vestuário, calçados e acessórios, seguidos por perfumes, cosméticos e chocolates, com um ticket médio de R$ 90, maior que em 2020.

Presentes comprados

A nova mamãe Stela de Paula Grecchi, que em dezembro ganhou seu primeiro filho, Gustavo, já garantiu o presente de sua mãe, Rose: um pijama de inverno e um chinelo de quarto. Tudo foi escolhido pelo celular, e ela só passou na loja para retirar os produtos e pagar. O que ela não estava esperando, porém, era que sua mãe daria o primeiro presente de Dia das Mães de sua vida.

“Ela me deu uma viagem de final de semana para um hotel fazenda. Nós duas, o Gustavo e minha irmã Kelly. Muito fofo”, contou.

Lygia e Letícia Zaia Morato também já compraram o presente de sua mãe, Lourdes. “Ela vai ganhar uma cesta de café da manhã e uma escova para cabelo giratória. Nós dividimos o valor, que ficará em média R$ 150 para cada uma. Fizemos a compra pela internet: a cesta foi de um microempreendedor da cidade”, explicou Lygia.

Stela, Lygia e Letícia, porém, destoam do restante das pessoas entrevistadas pela ACSO: segundo 64% das pessoas, os presentes serão comprados dias antes da data, na “cultura” de deixar as compras para a última hora. (Marina Bufon)