Pandemia
Sorocaba registra 20 novas mortes por Covid
Entre as 20 novas vítimas notificadas, oito pessoas não apresentavam qualquer fator de risco para o coronavírus
Sorocaba registrou 20 mortes pela Covid-19 ontem (4). Também houve o registro de 165 novos casos confirmados e 146 recuperados. O número de pessoas internadas em UTI aumentou pelo quarto dia seguido. As informações são da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).
O número corresponde a 40% do total. Há na lista, duas pessoas na faixa de 30 anos. Ainda entre as vítimas, uma mulher de 29 anos que havia dado à luz recentemente. A cidade voltou a registrar morte em domicílio. O fato ocorreu em 28 de abril e a vítima não tinha comorbidades.
Com relação ao número total de vítimas, quatro mortes ocorreram na rede privada de saúde e 15 na rede pública. Há registro entre as mortes em 26 e 29 de março e ainda uma mais distante, 27 de fevereiro. Outras seis mortes ocorreram em abril e as demais - 11 - foram registradas em maio. Há ainda, no total de óbitos, seis que ocorreram em unidades de urgência e emergência de Sorocaba. Houve registro de mortes de sorocabanos fora da cidade. Nesse caso, os óbitos ocorreram em Cotia, Guarujá, Salto e São Paulo.
Com isso, os óbitos com a confirmação da doença subiram para 1.662. O número de óbitos em investigação subiu para seis.
Aumento de internações
O número de pessoas internadas em UTI voltou a oscilar para cima e registrou aumento pelo quarto dia seguido. Conforme o censo diário de leitos, 143 pessoas estavam internadas em hospitais da cidade. É o maior número desde 29 de abril. O recorde de pessoas em UTI ocorreu em 1º de abril, com 223 internações em leitos desse tipo. O total de pessoas internadas também aumentou, sendo o maior do últimos 13 dias. Contando com os pacientes em leitos clínicos, 277 pessoas estavam internadas na cidade. Esses dados sobre internações são apenas de moradores de Sorocaba.
Com exceção do Amhemed, todos os hospitais da rede privada estavam com leitos de UTI 100% ocupados, situação registrada no Evangélico, Unimed e Samaritano. Na rede pública, apenas uma unidade estava nessa situação. No caso dos leitos clínicos, Adib Jatene - rede pública - e Samaritano e Unimed - rede privada - tinha 100% de ocupação em leitos do tipo.
Outros dados
A cidade também registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 ontem, indo a 52.348. Os casos confirmados com a doença passaram de 54.710 para 54.875. Ao menos 676 pessoas estavam em isolamento domiciliar. Houve aumento do número de pessoas com suspeita de contaminação e que aguardam resultados, de 572 para 748. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 115.676. (Marcel Scinocca)