Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Parte dos veículos da City circula sem informar data de fabricação

A determinação é prevista na lei municipal de número 8718, sancionada em abril de 2009. Em caso de descumprimento, as empresas podem ser multadas em R$ 1.000,00 por veículo

05 de Maio de 2021 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]
Identificação sobre ano de fabricação dos veículos é obrigatória por lei
Identificação sobre ano de fabricação dos veículos é obrigatória por lei (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/4/2021))

Parte dos veículos da nova concessionária de ônibus em Sorocaba, a City Transporte Urbano Intermodal, está rodando sem a identificação da data de fabricação. Desde 2009, as empresas que realizarem transporte público coletivo na cidade são obrigadas a fixar a informação em local de fácil visualização pelos usuários.

A determinação é prevista na lei municipal de número 8718, sancionada em abril de 2009. Em caso de descumprimento, as empresas podem ser multadas em R$ 1.000,00 por veículo sem a referida indicação.

Após reclamações de usuários, a reportagem do Cruzeiro do Sul esteve no Terminal Santo Antônio e constatou que vários ônibus estavam circulando sem a data de fabricação adesivada na lataria, conforme a regulamentação da Urbes. Todos são da concessionária City, que assumiu as 59 linhas nas regiões oeste, leste e sul da cidade dentro do lote 2, substituindo a Sorocaba Transportes Urbanos (STU) no começo de abril.

A City foi questionada sobre a questão, mas não enviou um posicionamento sobre a irregularidade. A Urbes, responsável pela gestão do transporte coletivo na cidade, informou que identificou 14 ônibus sem os adesivos externos. A concessionária foi notificada para providenciar a fixação da data de fabricação conforme os veículos são recolhidos para a garagem.

Ainda de acordo com a Urbes, dos 14 veículos que não estavam identificados, sete foram fabricados em 2015, quatro em 2016 e três em 2018. Ao todo, a frota da City é composta por 169 veículos, sendo 57 ônibus zero quilômetros.

Atualmente, a idade média da frota de todo o sistema de transporte coletivo de Sorocaba é de 4,25 anos, segundo a Urbes. Desde janeiro de 2021, a empresa pública parou de divulgar mensalmente a informação na internet. Apesar de não explicar o motivo dessa desatualização, a Urbes disse que está providenciando a atualização do site. (Jomar Bellini)