Buscar no Cruzeiro

Buscar

Limpeza

Trecho do córrego Lavapés, no Jd. Prestes de Barros, recebe limpeza

Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (30) com previsão de conclusão para este final de semana

05 de Maio de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Execução do serviço foi solicitada pela comunidade que reside próximo ao córrego
Execução do serviço foi solicitada pela comunidade que reside próximo ao córrego (Crédito: SECOM SOROCABA)

O trecho do córrego Lavapés junto à avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros, está passando por um processo de limpeza executado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. Os trabalhos tiveram início na última sexta-feira (30) com previsão de conclusão para este final de semana.

“A intervenção ocorre ao longo de aproximadamente 1.100 metros de extensão e é realizada periodicamente, de forma que o sistema permaneça preservado e em condições de funcionamento, sobretudo, nos períodos de chuva intensa”, destacou o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva.

O serviço, que vem sendo executado com a utilização de uma retroescaveira e de uma escavadeira hidráulica, consiste na retirada do sedimento que ficou depositado no leito do córrego. O material recolhido é transportado em três caminhões e depositado em aterro apropriado. Ainda, ocorre no local a remoção de mato e de todo tipo de lixo que é carreado pela correnteza, em dias de chuva.

A realização do serviço foi uma das demandas apresentadas no último dia 16 de abril, durante edição do programa Prefeitura de bairro em bairro, em que uma equipe do Poder Público esteve no local, para ouvir as solicitações da população e providenciar soluções.

O córrego Lavapés foi canalizado em toda a sua extensão urbana, no início dos anos 2000, desde o Jardim Rosária Alcoléa até o Rio Sorocaba, totalizando 3.400 metros e, ainda, teve suas margens urbanizadas. O Lavapés corta a rodovia Raposo Tavares (SP-270), passa pela região do Parque Zoológico Quinzinho de Barros e da Vila Hortência, até desaguar no rio Sorocaba. (Da Redação)