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Obra do viaduto da JJ Lacerda tem reajuste e vai demorar mais 69 dias

O valor, originalmente de R$ 10.150.856,56, terá um novo acréscimo de R$ 453.741,28. Isso ocorre devido ao fato de que também foi formalizado o reajuste de 4,47% sobre o valor contratado

04 de Maio de 2021 às 01:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prazo inicial de conclusão da obra era setembro de 2020
Prazo inicial de conclusão da obra era setembro de 2020 (Crédito: Fábio Rogério)

A construção do viaduto que interligará as vias Joaquim José Lacerda (JJ Lacerda) e a avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba, sofreu uma nova prorrogação no prazo de entrega e teve um novo reajuste contratual. Dessa vez, o novo prazo é de pouco mais de dois meses. O valor sofreu reajuste superior a R$ 450 mil. As informações foram publicadas na quinta-feira (29), no jornal Município de Sorocaba.

De acordo com as informações, a nova prorrogação de prazo vai de 26 de março até 2 junho de 2021. Ou seja, é de mais 69 dias. O valor, originalmente de R$ 10.150.856,56, terá um novo acréscimo de R$ 453.741,28. Isso ocorre devido ao fato de que também foi formalizado o reajuste de 4,47% sobre o valor contratado. No documento, há a informação de que esse reajuste é referente ao índice do mês base novembro/2020.

De acordo com o contrato, as obras, além do viaduto, incluem a readequação de acessos das vias Ipanema, José Joaquim de Lacerda, Hermelino Matarazzo, Comendador Oeterer e avenida Brasil. O prazo inicial de conclusão da obra era setembro de 2020. A primeira prorrogação ocorreu de 26 de outrubro de 2020 até 25 de março deste ano. Nesse caso, o prazo estendido foi de cinco meses. Ainda houve um reajuste contratual de 2,76%. Em valores absolutos, esse reajuste corresponde a pouco mais de R$ 280 mil.

O viaduto deverá ser entregue no final de maio. Conforme a Prefeitura de Sorocaba e de acordo com a Unidade de Execução de Programa (UEP), a obra encontra-se em um estágio 80% a 85% para sua conclusão. Ainda conforme o Executivo, o reajuste é previsto no contrato e segue o índice de reajuste também previsto no contrato, da data base de novembro de 2020, e ocorre de acordo com a variação do índice de “Pavimentação Geral”, que pode ser obtido no site www.fazenda.sp.gov.br. Entretanto, não foi explicado os motivos que levaram a nova prorrogação do prazo de entrega da construção.

Anos de atraso

A concorrência que deu origem ao contrato reajustado em março é fruto de uma concorrência pública de 2017, primeiro ano da gestão do ex-prefeito José Crespo (Democratas). O edital foi lançado apenas em 2018, já na gestão de Jaqueline Coutinho (PSL). Entretanto, a promessa de construção do viaduto no local, um dos maiores pontos de lentidão e congestionamento da zona norte da cidade, vem de muito antes.

Em 2014, em um artigo, o então prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) exaltava a obra, promessa de campanha, como parte do processo de reconfiguração da cidade. “Joaquim José de Lacerda foi um personagem de notável importância na Revolução Liberal de 1842, episódio que fez de Sorocaba, durante cerca de um mês, a capital rebelde da então Província de São Paulo”, escreveu Pannunzio sobre o personagem que deu nome a via. A construção do viaduto fazia parte da segunda fase do programa Sorocaba Total, iniciado na gestão do ex-prefeito e atual deputado federal Vitor Lippi (PSDB). (Marcel Scinocca)