Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Roberto de Freitas assume cargo no Ministério de Ciência e Tecnologia

Roberto se diz preparado para o novo desafio, sobretudo depois da experiência que adquiriu enquanto presidente do Parque Tecnológico

04 de Maio de 2021 às 01:09
Cruzeiro do Sul [email protected]
Roberto Freitas, presidente do PTS. Crédito da foto: Emidio Marques
Roberto Freitas presidiu o Parque Tecnológico de Sorocaba (Crédito: Emídio Marques )

O sorocabano Roberto Freitas assumiu, em solenidade ontem (3), o cargo de coordenador geral de Articulação em Ciência e Tecnologia e Inovações no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O consultor em empreendedorismo e inovação foi a Brasília a convite do ministro Marcos Pontes.

Roberto Freitas terá a função de colaborar com o Ministério no desenvolvimento de projetos que contemplem todo o Brasil nas áreas de ciência e de tecnologia. “Acredito que será uma experiência única contribuir em um dos principais ministérios, ao lado de Marcos Pontes”, comenta.

Para ele, o MCTI é um dos principais, graças à atuação do ministro e astronauta, Marcos Pontes. “Mesmo com dificuldades financeiras que estamos vivenciando no orçamento, o ministro tem realizado ações que colocam o nosso país em condições de destaque. Aqui a gente tem projetos ligados ao fomento da ciência, tecnologia e inovação e também ações diretas no desenvolvimento de ambientes empreendedores capazes de colocar o Brasil no eixo do desenvolvimento”, disse.

Ao longo de sua trajetória a frente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), sua relação com o ministro Marcos Pontes sempre foi “técnica e profissional”. “Como presidente do PTS nos últimos quatro anos, tivemos várias reuniões importantes em Brasília na busca de recursos e projetos para contemplar nossa Sorocaba e região”, relembra.

Roberto se diz preparado para o novo desafio, sobretudo depois da experiência que adquiriu enquanto presidente do Parque Tecnológico. Freitas também foi candidato a vice prefeito na chapa de Jaqueline Coutinho (PSL) nas eleições de 2020.

Além disso, ele foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e contribuiu para o Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação de Sorocaba, entidade da qual era vice-presidente. “Muito do que vivi e aprendi em 18 anos de trabalho no Poder Público pretendo levar a Brasília e estender às demais cidades e Estados brasileiros”, diz.

“O MCTIC tem desenvolvido diversos projetos importantes em favor da ciência, tecnologia e inovação e ao lado do ministro Marcos Pontes estaremos contribuindo para que esse projetos aconteçam. O ministro tem uma característica muito forte que é a realização, falar e fazer. E isso foi que me motivou a vir para Brasília e me dedicar nos diversos projetos que estão acontecendo e outros que surgirão”.

O Ministério também é responsável pelas políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação. (Kally Momesso, programa de estágio - supervisão de Aldo Fogaça)

Galeria

Confira a galeria de fotos