Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Maio Amarelo começa pelas ruas do Centro

A iniciativa teve início pela região central da cidade, mais especificamente nas proximidades da Rodoviária, pela manhã e, à tarde, na rua Padre Luiz, nos fundos da Catedral de Sorocaba

04 de Maio de 2021 às 00:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mímicos abordavam pessoas e mostravam a forma correta de atravessar a rua
Mímicos abordavam pessoas e mostravam a forma correta de atravessar a rua (Crédito: SECOM SOROCABA)

A campanha Maio Amarelo, que tem o objetivo é conscientizar sobre segurança no trânsito com ações educativas diárias em pontos estratégicos, começou ontem (3). Programada pela Prefeitura, por meio da Urbes Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), as ações acontecem das 9h às 11h e das 13h às 15h, cada dia em um local específico.

A iniciativa teve início pela região central da cidade, mais especificamente nas proximidades da Rodoviária, pela manhã e, à tarde, na rua Padre Luiz, nos fundos da Catedral de Sorocaba. Desta vez, o enfoque foi a importância das chamadas Faixas Vivas para a travessia segura de pedestres. Quatro mímicos abordavam as pessoas e mostravam a forma correta de atravessar a rua, utilizando a passagem de pedestres. Os motoristas também recebiam sinalização visual, com o objetivo de reduzir a velocidade ao se aproximar da Faixa Viva e dar preferência à passagem dos pedestres.

“Uma iniciativa muito positiva. Costumo transitar a pé pela região central e percebo que o motorista, ultimamente, tem respeitado mais o pedestre, principalmente nesta faixa de travessia. Se bem que tem muita gente que ainda insiste em atravessar a rua em local inadequado”, destacou a vigilante Marcela Gonçalves, 38 anos, que foi impactada pela ação enquanto estava a caminho de consulta médica para os filhos David, de 3 anos, e Raíssa, de 13.

“As ações estão direcionadas a todos os munícipes, sendo motociclistas, motoristas, ciclistas ou pedestres. As atividades lúdicas com mímicas chamaram a atenção do público neste primeiro dia da campanha e estamos programando também palestras on-line, agendadas com as empresas”, informou a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.


Atividades

O modelo de ações da campanha foi definido levando em consideração as restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, evitando ações presenciais que gerem aglomerações ou algum tipo de contato direto com a população ou de entrega de materiais, como folhetos informativos. Além das atividades educativas por meio de mímica, também serão usados painéis explicativos para transmitir o conteúdo definido pela organização da campanha.

Hoje (4) pela manhã, painéis serão colocados com a temática Motociclista Seguro, na Praça Dom Tadeu Strunck, e no cruzamento entre as avenidas Moreira César e Barão de Tatuí, à tarde. Amanhã (5), a mesma ação acontecerá na zona norte, no semáforo em frente à Casa do Cidadão da avenida Itavuvu e, no período da tarde, no cruzamento das avenidas Ipanema e Votuporanga. (Da Redação)