Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Escolas municipais reabrem para aulas presenciais em 31 de maio

Prefeitura de Sorocaba anuncia retomada com limite de 35% da capacidade em cada unidade escolar

03 de Maio de 2021 às 10:49
Ana Claudia Martins [email protected]
Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz está localizada na região central da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (29/4/2020)
Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz está localizada na região central da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (29/4/2020) (Crédito: Escola Municipal Leonor Pinto Thomaz está localizada na região central da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (29/4/2020))

Depois de pouco mais de um ano sem aulas presenciais, a Prefeitura de Sorocaba anunciou ontem (3) uma nova data para o retorno dos alunos nas escolas da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário da Educação, Mario Carrara, o retorno presencial está marcado para o próximo dia 31 de maio, com 35% da capacidade, em esquema de revezamento, seguindo os protocolos sanitários e as regras do Plano São Paulo. A decisão valerá para todos os cerca de 60 mil estudantes matriculados, desde a creche até o Ensino Fundamental.

Ainda conforme o secretário, o retorno presencial não será obrigatório, neste momento, e para os alunos que continuarem em suas casas o ensino continuará de forma remota. Todos os cerca de 60 mil alunos estudantes da rede municipal de ensino voltaram com o ensino remoto no último dia 22 deste mês.

As aulas presenciais nas escolas municipais foram suspensas em 23 de março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19 e, até o momento, apesar de alguns anúncios feitos anteriormente pela Prefeitura, o ensino presencial ainda não retornou na rede municipal.

Escolas estaduais e particulares já retornaram com alunos nas unidades, no mês passado, também respeitando o limite de 35% da capacidade, de acordo com as regras do Plano São Paulo.

Após a suspensão das aulas presenciais no ano passado, a Prefeitura, na gestão anterior, levou alguns meses para anunciar o início das atividades remotas. Mesmo assim, pais de alunos reclamam das atividades remotas e afirmam que elas são enviadas por aplicativo de mensagens, cabendo aos pais ou responsáveis o acompanhamento e a cobrança da realização das tarefas.

Em agosto de 2020, a Prefeitura, após a realização de uma pesquisa com pais e responsáveis dos estudantes, decidiu que o retorno presencial na rede municipal de ensino não ocorreria mais no ano passado. Ficando, então, a decisão de reabrir as escolas para a retomada do ensino presencial para a atual gestão.

Porém, com a piora da pandemia em todo o País e também no Estado, com aumento de casos e óbitos por Covid-19, a atual administração municipal acabou adiando a retomada do ensino presencial nas cerca de 175 escolas municipais.

A última data então prevista para retorno presencial na rede municipal estava marcada para o dia 29 de março, o que não ocorreu. “Nós tínhamos como meta dia 29 de março, mas devido ao agravamento da crise sanitária no Estado de São Paulo e a fase emergencial, além da variante do coronavírus que atingiu a nossa cidade, houve a necessidade de a gente retirar essa data e permanecer no ensino remoto”, afirma o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Retorno gradual

De acordo com a Secretaria da Educação de Sorocaba (Sedu), o plano de retomada das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino está marcada para ocorrer em etapas.

“No nosso plano de volta às aulas, nós temos três etapas, sempre seguindo o Plano São Paulo. Na primeira etapa iniciaremos com 35% dos alunos, 30 dias depois nós reavaliamos e se o Plano São Paulo permitir, nós aumentaremos esse percentual para 75%, e assim sucessivamente, até que venhamos atingir 100%, com a estabilização da crise sanitária no Estado”, afirma Carrara.

O secretário disse ainda que os alunos que neste primeiro momento não participarem do ensino presencial, receberão o ensino remoto. “No entanto, a partir do momento que nós iniciarmos o ensino presencial na rede municipal, entraremos com o ensino híbrido, ou seja, presencial para aqueles alunos que preferirem e remoto para os demais, iniciando então essa modalidade híbrida”, afirma o titular da Sedu.

O ensino remoto na rede municipal de ensino em 2021 começou no último dia 8 de fevereiro. “Os nossos professores estão trabalhando arduamente, atendendo nossos alunos através das atividades não presenciais, além de atividades remotas, além do atendimento também remoto através de plataformas, através de aplicativos e dos recursos da tecnologia”, destaca Carrara.

Equipamentos de proteção 

A Secretaria Municipal da Educação (Sedu) informa que já está recebendo os equipamentos de proteção (EPIs), como máscaras de proteção, álcool gel, termômetro digital, entre outros insumos, que são necessários para a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino.

“Os insumos necessários, aqueles que são obrigatórios, já começaram a chegar nas nossas escolas, e irão atender primeiramente os nossos profissionais, aqueles que atuam juntos das crianças. E numa segunda etapa, encaminharemos também esses insumos as crianças, ou seja, todas as crianças que frequentarão o ensino presencial receberão”, diz o secretário Mario Carrara.

Carrara disse ainda que pelo menos 16 escolas municipais precisam de reparos por conta de atos de vandalismo e por furto de cabos elétricos, e que as manutenções necessárias nesses prédios deverão começar ainda na próxima semana.