Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plano São Paulo

Comércio e restaurantes podem funcionar até às 20h nesta semana

Liberação na fase de transição também vale para salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais

03 de Maio de 2021 às 09:44
Da Redação [email protected]
Movimento de pessoas no comércio no Centro de Sorocaba
Movimento de pessoas no comércio no Centro de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)

Comércio e restaurantes na região de Sorocaba podem funcionar das 6h às 20h nesta semana. A regra, válida para todo o Estado de São Paulo, está prevista nas mudanças da fase de transição anunciadas pelo Governo de São Paulo.

Esta segunda-feira (3) é o primeiro dia útil da flexibilização, que entrou em vigor no sábado (1º). As regras seguem até o domingo (9), data prevista para o fim da fase de transição, e novas alterações devem ser anunciadas durante a semana.

A liberação gradual é válida para estabelecimentos comerciais, galerias, shoppings restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6h às 18h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados está mantida em 25%. O toque de recolher continua nas 645 cidades do estado, das 20h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

“É muito importante respeitar a capacidade de ocupação de 25% e o toque de recolher, que é um ponto que os especialistas em saúde têm defendido muito. Quando nós conseguimos reduzir a circulação das 20h às 5h, nós conseguimos ter uma redução muito importante da taxa de transmissão. Nós estamos tendo uma redução de leitos de UTI ocupados de cerca de 1% por semana”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, na coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (28). 

Galeria

Confira a galeria de fotos