Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Carretas para transporte de oxigênio passam por testes em Sorocaba

Veículos foram importados de forma emergencial do Canadá pelo Ministério da Economia em parceria com a White Martins

03 de Maio de 2021 às 08:03
Da Redação [email protected]
White Martins realiza importação emergencial de 14 veículos para transporte de oxigênio líquido
White Martins realiza importação emergencial de 14 veículos para transporte de oxigênio líquido (Crédito: Divulgação / Sepec)

As 14 carretas criogênicas importadas emergencialmente do Canadá pelo Ministério da Economia, em parceria com a empresa White Martins, foram encaminhadas até uma fábrica em Sorocaba para a realização de testes e adaptações. Os veículos farão parte da logística de armazenamento e transporte de oxigênio líquido no país, para combate aos efeitos da pandemia de Covid-19 nas redes pública e privada de saúde.

De acordo com a empresa, para viabilizar o uso das carretas em território nacional, após desembarque os equipamentos precisaram vir até a Fábrica de Equipamentos Criogênicos (FEC) da White Martins, em Sorocaba, antes de seguirem para liberação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A expectativa é que os equipamentos estejam disponíveis para operação a partir de maio. Após liberação para uso em território nacional, as carretas serão utilizadas na operação diária de transporte de oxigênio líquido para unidades de saúde.

A operação para trazer os veículos representou um investimento de R$ 14 milhões totalmente custeado pela White Martins. A importação emergencial das carretas contou com o apoio do governo federal por intermédio do Ministério da Economia. A viagem incluiu um trecho rodoviário entre o Canadá e os Estados Unidos, onde as carretas criogênicas embarcaram até chegarem no Porto de Santos na última quinta-feira (29).

Uma das carretas que a empresa trouxe para o Brasil, chamada de cryo queen, pode armazenar até 80 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, a maior capacidade de um equipamento desse tipo no Brasil. Ela servirá como tanque de backup, onde veículos menores poderão efetuar a retirada do produto, sem necessidade de deslocamento até uma planta produtora de oxigênio.

Os equipamentos foram adquiridos diretamente pela White Martins da filial de sua controladora no Canadá e passarão a fazer parte dos ativos da empresa no país. As carretas criogênicas têm cerca de 3,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e pesam cerca de 12 toneladas. Já a carreta cryo queen possui cerca de 4 metros de altura, 16 metros de comprimento e pesa cerca de 22 toneladas. (Com informações da White Martins e Ministério da Economia)