Sorocaba
Varandas urbanas: lazer ao ar livre durante a pandemia
Sorocaba possui uma infraestrutura urbana com diversos parques, praças e ciclovias, em uma mistura de cidade grande com interior. Pensando em estender ainda mais esses espaços urbanos de convivência, as “varandas urbanas” funcionam por aqui desde 2016. O projeto, da Secretaria do Meio Ambiente, foi inspirado em outras localidades do mundo e também recebe o nome de “parklet”.
Trata-se da implantação de uma varanda na calçada, ao ar livre, com mesas, cadeiras, plantas, guarda-sóis, entre outros objetos. No Brasil, São Paulo foi o primeiro município a instalar este equipamento móvel, em 2013. Em Sorocaba, desde 2016 são três varandas funcionando com termo de permissão.
Uma delas fica no Centro, na rua Saldanha Marinho. “Estamos com a Varanda Urbana no #Kibedohassib desde dezembro de 2020. É algo lindo, com certeza (muda o cenário urbano). Coisas abertas para o público, para as pessoas sentarem e desfrutarem do lugar, muitos espaços deveriam ter”, disse Patrick Tambay Abou El Hossn, um dos donos do local.
A varanda fica bem em frente ao estabelecimento dos irmãos Patrick e Hassib, local que vende comida árabe, e é vista como uma extensão da parte de dentro do imóvel. “Algo mais praiano, com plantas, ao ar livre”, destaca -- ainda mais pelo momento em que vivemos, com as pessoas procurando se manter afastadas umas das outras por conta da Covid-19.
Sobre as desvantagens e possíveis perigos, já que a varanda pega um espaço da rua, Patrick é enfático: “Eu não enxergo nenhuma desvantagem. Nós pagamos por isso, mas vejo como um investimento. Não vejo nenhum perigo, a rua não é tão movimentada, ali é bem visível e também colocamos plantas. Estamos devendo colocar faixas refletoras, mas mais por desencargo de consciência mesmo”, complementou.
Além do #kibedoHassib, a Cervejaria Honório, na rua Euclides da Cunha, também tem uma varanda urbana -- talvez a primeira a ter sido instalada na cidade. Para Jefferson Magoga, gerente do estabelecimento, não é só o comércio que é beneficiado.
‘Eu acredito que, além de deixar o ambiente urbano mais bonito, o parklet traz benefícios também para a comunidade. Estamos num momento que o bar não abre, mas muita gente senta, vem com o cachorro, descansa, as pessoas acabam aguardando ali, por ser um ambiente aconchegante e ao ar livre. A comunidade é beneficiada como um todo, esse é o princípio dessa iniciativa‘, avaliou.
Ainda segundo ele, os consumidores passaram a procurar mais locais abertos durante a pandemia, quando os estabelecimentos estão autorizados a funcionar. A cervejaria tem, além do parklet, uma varanda própria dentro de suas instalações. “Pensando nisso, estamos até melhorando o espaço, com melhor iluminação e decoração, para ser um atrativo mesmo e levando em consideração o momento que estamos vivendo. Gera maior segurança para nossos clientes”.
A outra varanda em Sorocaba fica em frente à antiga unidade da Esamc, no centro.
Como instalar?
Para implantar o equipamento, é necessário encaminhar um pedido de instalação e manutenção, seja por pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado. Os “parklets” são destinados ao público geral, sendo “vedada, em qualquer hipótese, a utilização exclusiva por seu mantenedor”, conforme lei instaurada em Sorocaba em 2016.
Depois do pedido de instalação à Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), a Prefeitura fará a publicação do interesse do mantenedor para que outras pessoas ou empresas também possam pleitear o mesmo local. Caso não haja manifestações, o processo poderá continuar.
Por outro lado, caso haja interesse, haverá apresentação das propostas, que serão avaliadas e uma será escolhida pelo poder público. Depois, há a autorização para implantação, aprovação do projeto, assinatura do Termo de Permissão e execução da construção. (Marina Bufon)