Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Procon tem dicas para evitar golpe do boleto

02 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
É necessário atenção a fonte de emissão dos boletos.
É necessário atenção a fonte de emissão dos boletos. (Crédito: ALDO V. SILVA / ARQUIVO JCS (24/1/2017))

O Procon Municipal de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria Jurídica (SAJ) da Prefeitura, orienta os consumidores sobre os cuidados necessários para não cair no chamado golpe do boleto.

A superintendente do Procon Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues, disse que não há uma estatística específica sobre desse crime. “Ñão há registro desse tipo de ocorrência tipificada em nossos sistemas de cadastro, mas temos observado o crescente número de reclamações de consumidores manifestando estarem sendo cobrados de algo que já pagaram. Ou seja, que foram vítimas de golpes referentes a boletos falsos”, explica.

A primeira dica é ter cuidado com a fonte de emissão dos boletos, evitando pagar aqueles que são emitidos em sites não oficiais, recebidos via contatos de WhatsApp de telefones desconhecidos ou aqueles recebidos por e-mail. Nunca utilize sites de terceiros para atualizar boletos vencidos e, em caso de dúvida se a fonte é oficial, o Procon está à disposição para avaliar a informação.

“Desconfie também das divergências. Ao realizar o pagamento, priorize meios digitais, como o aplicativo do seu banco, pelo qual é possível verificar os dados do beneficiário e todos os dados do boleto, antes de efetivar o pagamento. Se o beneficiário for uma pessoa física ou jurídica diferente da que se quer realizar o pagamento, ou se os dados do pagador não forem os seus dados, desconfie. Novamente, o consumidor pode acionar o Procon para mais informações”, orienta Cristiane.

É preciso, ainda, ter cuidado com as ofertas, pois nem sempre o problema está no boleto. Existem sites falsos que ofertam produtos com valores muito abaixo da média de mercado e, nesses casos, é recomendável cautela em sites desconhecidos, sem CNPJ e endereço físico. “Pesquisar opiniões de outros usuários, seja por redes sociais ou outros meios, pode ser uma importante ferramenta”, aponta a superintendente do Procon.

E a atenção ao código de barras não deve ser desprezada. É importante verificar se os três primeiros números do boleto correspondem ao código do banco que emitiu o documento. A lista dos códigos dos bancos pode ser facilmente encontrada na internet, no site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br). “O consumidor precisa ter cuidado com boletos mal formatados, com falhas de impressão ou erros de português”, avisa Cristiane. Em caso de dúvidas e consultas sobre o tema, o consumidor pode contatar o Procon Sorocaba por meio do WhatsApp: (15) 99198-2958. (Da Redação)