Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Urbes e Semob iniciam campanha Maio Amarelo nesta segunda-feira

Ações educativas serão realizadas em pontos estratégicos da cidade

01 de Maio de 2021 às 09:56
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
(Crédito: Pedro Negrão (1/2/2021))

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), aderiu à campanha Maio Amarelo, de conscientização sobre segurança no trânsito. Ações educativas serão realizadas em pontos estratégicos da cidade, em cruzamentos de ruas e avenidas, a partir do dia 3 de maio.

A campanha, instaurada com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), neste ano, tem como slogan “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. O objetivo é chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção a acidentes de trânsito, mobilizando munícipes para os cuidados, visando a uma maior segurança no trânsito, seja para motoristas, como para pedestres.

“Segurança com responsabilidade e respeito ao próximo, inclusive no trânsito: isso é o que buscamos. Considerando que uma das finalidades da Urbes é garantir a segurança viária, por meio de seus programas e projetos educativos, entendemos que é muito pertinente aderir a esse movimento, associando-o às atividades educativas já desenvolvidas pela Urbes”, considera o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

As atividades escolhidas para a campanha serão alternadas de acordo com o temporizador semafórico, para transmitir as informações por meio de painéis e a atuação de mímicos. O modelo de campanha foi definido dessa forma, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, evitando ações presenciais que gerem aglomerações ou algum tipo de contato direto com a população.

As ações vão ocorrer diariamente, das 9h às 11h e das 13h às 15h, cada dia em um local específico. Nesta semana, elas estarão concentradas na faixa elevada junto à Rodoviária, na Rua Padre Luiz (fundos da Catedral Metropolitana), Praça Dom Tadeu Strunck, em frente à Casa do Cidadão Itavuvu, na Av. Afonso Vergueiro (saída Av. General Osório) e nos cruzamentos entre as seguintes vias: Av. Moreira César e Av. Barão de Tatuí, Rua da Penha e Rua Barão de Rio Branco e Av. Santa Cruz e Av. Armando Pannunzio.

Alguns dos temas abordados serão os perigos de mexer no celular ao dirigir, do abuso de velocidade e de transportar crianças sem o equipamento de segurança adequado, bem como os riscos envolvidos e a proibição de misturar consumo de bebida álcool com a direção. A obrigatoriedade do uso de capacete por motociclistas será outro ponto relevante, além de orientações em geral para motoristas e pedestres.

“Queremos atingir a todos que compõem o sistema viário, tornando o trânsito mais seguro para todos, seja para aqueles que utilizam carro, moto, caminhão, bicicleta ou transporte público. E alertar para que todos cumpram as normas de trânsito”, destaca o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini.

A marca que simboliza o movimento Maio Amarelo, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama e de próstata e pelas campanhas de conscientização contra o vírus HIV. A premissa é sempre a preservação da vida.