Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinas

Mesmo suspensas, há procura de vacinas contra a Covid

Nos locais onde a vacinação deveria ocorrer, funcionários avisavam as pessoas sobre o cancelamento da imunização

01 de Maio de 2021 às 02:59
Ana Claudia Martins [email protected]
Último dia da vacinação de idosos contra Covid foi quinta-feira (29)
Último dia da vacinação de idosos contra Covid foi quinta-feira (29) (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (29/4/2021))

Mesmo com o cancelamento da aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em idosos de 68 anos ou mais, marcada para ocorrer nesta sexta-feira (30), algumas pessoas foram em pelo menos dois dos cinco locais em busca do imunizante: no Instituto Humberto de Campos e também na sede campestre do Clube União Recreativo.

A reportagem do jornal Cruzeiro do Sul esteve nesta sexta nos dois locais. A Prefeitura de Sorocaba informou na véspera (29) que decidiu cancelar a vacinação do dia seguinte devido ao envio insuficiente de doses da Coronavac pelo Governo do Estado. Porém, a divulgação da aplicação das doses já tinha sido feita pela imprensa e também pela própria Prefeitura.

Nesta sexta-feira (30), nos locais onde a vacinação deveria ocorrer, funcionários avisaram as pessoas sobre o cancelamento da imunização. Conforme a Prefeitura, houve uma diferença de 1.043 doses, a qual já foi notificada ao Estado juntamente da solicitação de mais vacinas. Um total de 5.583 idosos dessa faixa etária precisam ser imunizados com a segunda aplicação.

Já o governo estadual informou que encaminhou a Sorocaba 163,2 mil doses, e este registrou 146,7 aplicações na plataforma VaciVida, o que evidencia um “saldo” de pelo menos 16,5 mil doses que deveriam ter sido administradas pelo município. “Todas as grades de vacinas são enviadas a cada região e cidade em tempo oportuno, em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose”, informa.

Ainda de acordo com o Estado, as grandes de distribuição levam em conta o público integral e são acompanhadas das recomendações para aplicação. Os municípios recebem as grades de vacinas para os públicos-alvo e são responsáveis por programar as estratégias para aplicar nos públicos definidos no Plano Estadual de Imunização (PEI).

A Prefeitura realizará a vacinação da segunda dose para idosos de 68 anos ou mais na segunda-feira (3), das 8h às 18h, em três locais, por meio de agendamento on-line.

Nessa ação, somente serão imunizados com a segunda aplicação os idosos que já se vacinaram com a primeira dose da Coronavac até o dia 3 de abril.

Por conta dessa situação, a Prefeitura de Sorocaba divulgou ontem um agendamento on-line a 4.540 idosos desse público, para que seja possível imunizar essa a população com a segunda dose. “Em paralelo, assim que chegarem novas doses, o município organizará outra ação para complementar a vacinação desse grupo”, informa a atual gestão municipal.


Mais de 170 mil doses

Em Sorocaba, aproximadamente 170 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 111 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses. A cidade já recebeu do governo estadual um total de 179.747 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 43.720 da Astrazeneca (Oxford) e 136.027 da Coronavac (Sinovac). (Ana Cláudia Martins)