Buscar no Cruzeiro

Buscar

Falta de vacinas

Secretaria da Saúde de Sorocaba culpa censo por falta de vacinas

Somente 4.540 doses da Coronavac, que serão utilizadas na ação de segunda (3), estavam disponíveis nesta sexta (30)

01 de Maio de 2021 às 02:33
Marcel Scinocca [email protected]
Coronavac vacina.
Coronavac vacina. (Crédito: PEDRO NEGRÃO (10/2/2021))

As informações conflitantes do censo demográfico seriam os problemas que geraram a suspensão da segunda dose na imunização contra o coronavírus em Sorocaba. A informação foi transmitida nesta sexta-feira (30) pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). A aplicação dessa segunda dose estava prevista para esta sexta, em pessoas com 68 anos ou mais.

De acordo com a pasta, Sorocaba possui somente as 4.540 doses da Coronavac, sem nenhuma sobra, e esse quantitativo “é insuficiente ao público da faixa etária de 68 anos, uma vez que o Estado se baseia em um censo de 2010 da população para o envio do número de vacinas ao município”.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no último censo, citado pela Prefeitura de Sorocaba, a população da cidade era de 586.625. Atualmente, a estimativa é de 687 mil habitantes.

Ainda conforme a SES, um total de 179.747 doses das vacinas contra a Covid-19 foram recebidas pela cidade, sendo 43.720 da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) e 136.027 da Coronavac (Sinovac/Butantan). Esses números mostram que 75,7% das vacinas recebidas em Sorocaba são da Coronavac. “O município de Sorocaba continua em contato com o Governo do Estado de São Paulo para o envio das doses restantes”, lembra.

O VaciVida, criado pelo Governo do Estado e que tem informações abastecidas pelos municípios, aponta que a cidade aplicou apenas pouco mais de 148 mil doses. “Os dados do VaciVida não representam a situação atual do município em relação ao quantitativo de doses aplicadas, pois a digitação completa das aplicações acaba sendo feita posteriormente às ações de vacinação realizadas”, alega a SES.

Na cidade, a primeira dose foi aplicada em 109.657 pessoas, e a segunda, em 65.550 pessoas. Somente 4.540 doses da Coronavac, que serão utilizadas na ação de segunda dose para idosos de 68 anos ou mais, na próxima segunda-feira (3), estavam disponíveis ontem. (Marcel Scinocca)