Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vila dos Velhinhos recebe emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil

Dinheiro foi destinado pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL)

01 de Maio de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Vereadores Vinicius Aith, Fábio Simoa e Cristiano Passos; prefeito Rodrigo Manga; deputado Guiga Peixoto; vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; Silvio Cariani, presidente da Vila dos Velhinhos; César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, assistente social Rosana Paulete Tozzato e o promotor Antônio Domingues Farto Neto.
Vereadores Vinicius Aith, Fábio Simoa e Cristiano Passos; prefeito Rodrigo Manga; deputado Guiga Peixoto; vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto; Silvio Cariani, presidente da Vila dos Velhinhos; César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA, assistente social Rosana Paulete Tozzato e o promotor Antônio Domingues Farto Neto. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (30/4/2021))

Um evento, ontem (30) à noite, reuniu autoridades para o recebimento simbólico, pela Vila dos Velhinhos, de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil. O valor foi destinado pelo deputado federal Guiga Peixoto (PSL). Além do parlamentar, o encontro contou com a participação do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), do presidente da Vila dos Velhinhos, Silvio Cariani, de César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), do promotor Antônio Domingues Farto Neto, e de outras autoridades da cidade, incluindo da Câmara.

“Gostaria de agradecer a iniciativa do deputado Guiga Peixoto. É um valor expressivo e que teve apoio, obviamente, da Prefeitura de Sorocaba. A verba será utilizada no auxílio dos idosos e na manutenção da folha de pagamento, que hoje representa um aumento bastante expressivo”, diz Cariani, que também é conselheiro da FUA. “Como nunca houve uma iniciativa como essa e nesse valor, temos mais que agradecer esse apoio. E que sirva de lição para que mais entidades possam ser agraciadas com valores dessa magnitude”, conta. De acordo com ele, atualmente, e entidade conta com cerca de 100 assistidos. “Com essa verba, será acrescentado ainda mais na qualidade de vida dos residentes”, comenta.

“Tenho uma dedicação muito grande, um amor pelo Terceiro Setor”, diz o deputado autor da emenda. “Quero parabenizar todos os gestores voluntários das entidades. As entidades passam por um momento muito crítico durante a pandemia. Nada mais justo que recebam emenda nesse valor”, diz. Conforme ele, o valor será para a entidade suprir suas necessidades e o descaso do Poder Público, em especial, o federal e o estadual”. O parlamentar lembrou que várias outras emendas de sua autoria foram destinadas para entidades de Sorocaba.

César Augusto Ferraz, que também é vice-presidente da Vila dos Velhinhos, comemorou a emenda. “A Vila dos Velhinhos é uma entidade que, para mim, é a menina dos olhos da nossa constelação. Eu tenho um carinho muito especial. Estou aqui há quase 25 anos. Fui presidente por duas gestões e nos fizemos coisas maravilhosas nessa instituição. Tenho certeza que neste momento de pandemia, que as doações ficaram muito restritas, esse dinheiro que o deputado conseguiu vai ser muitíssimo importante e vai ser muito bem utilizado”, garante.

“Uma emenda dessa é extremamente importante para um projeto social dessa envergadura”, diz o chefe do Executivo. Conforme Manga, o valor estava praticamente perdido. “A ideia é que a gente possa trabalhar. Na Prefeitura nos criamos o CAD, o Centro de Desenvolvimento da Economia, para justamente desburocratizar o processo e aproveitar emendas de parceiros como o Guiga. É um dia muito importante”, enfatiza.

O vereador Vinícius Aith (PRTB), que é membro da Comissão de Educação e Pessoa Idosa da Câmara de Sorocaba, também destacou o trabalho da entidade. “É uma emenda num valor expressivo, condizente com a entidade que faz um trabalho muito sério e comprometido. Vejo com muito bons olhos. É a junção da Câmara Municipal, da Prefeitura de Sorocaba, dos parlamentares e das entidades, numa união de bem-estar para a cidade. Esse trabalho tem que continuar”, comenta. O valor já está nos cofres da Vila dos Velhinhos desde a terça-feira (27).

Voluntariado

Durante todo o evento, a questão da solidariedade e do voluntariado foram tema de explanações. “O Terceiro Setor no Brasil é um dos mais importantes na área da assistência social, que reúne recursos da iniciativa privada, voluntários e a população de Sorocaba, que sempre colaborou com a Vila dos Velhinhos. Nessa situação de pandemia, nós deixamos de receber algumas doações, deixamos de receber visitas”, lembra o promotor de justiça Antônio Domingues Farto Neto. A situação financeira das entidades assistenciais, não só da Vila dos Velhinhos, mas de todas que fazem um trabalho importante, dependem dessas doações e verbas parlamentares igual a que estamos recebendo”, afirma. Para Farto Neto, é cada vez mais importante que os políticos sejam mais conscientes e olhem para as entidades.

O prefeito Rodrigo Manga falou da vocação da cidade. “Sorocaba é uma cidade em que as pessoas querem ajudar e fazem de tudo para ajudar”, lembra. “O voluntário que doa uma camisa e que doa um dinheiro é porque ele tem outro. O voluntário que doa seu tempo está de parabéns, porque o tempo é único e lembrando que as instituições sempre ficam e as pessoas passam”, diz Guiga Peixoto.

“Nem imagino minha vida fora disso. É uma atividade que toco em paralelo com minha vida profissional há muitos e muitos anos. Isso é importantíssimo. Sorocaba é uma cidade muito conhecida no voluntariado e isso até em âmbito nacional. Esse trabalho é fundamental, eu diria. Sorocaba não seria o que é se não fosse o trabalho dos voluntários nas entidades”, completa César Augusto Ferraz.

No evento também estavam presentes o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto (PSD), além dos vereadores Fábio Simoa e Cristiano Passos, ambos do Republicanos. (Marcel Scinocca)