Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura cancela vacinação da segunda dose em idosos de 68 anos ou mais nesta sexta (30)

Justificava é o envio insuficiente, mas Estado diz que há sobra

29 de Abril de 2021 às 19:16
Cruzeiro do Sul [email protected]
Segunda dose de Coronavac para idosos de 68 anos ou mais.
Segunda dose de Coronavac para idosos de 68 anos ou mais. (Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

A vacinação da segunda dose (CoronaVac) em idosos de 68 anos ou mais, que seria realizada nesta sexta-feira (30), foi cancelada. A informação é da Prefeitura de Sorocaba. A Justificativa seria o envio insuficiente de doses pelo Governo do Estado de São Paulo. Houve uma diferença de 1.043 doses e o município já notificou o Estado sobre a falta e está solicitando mais vacinas há dias. Um total de 5.583 idosos dessa faixa etária precisam ser imunizados com a segunda aplicação. Estado rebate e diz que há sobra de vacinas na cidade. 

 

Por conta dessa situação, a Prefeitura de Sorocaba divulgará um agendamento on-line, nesta sexta-feira (30), a 4.540 idosos desse público, para que seja possível imunizar a população de forma organizada e com tranquilidade. Em paralelo, assim que chegarem novas doses, o município organizará outra ação para complementar a vacinação desse grupo.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, caso alguma ocorrência impeça a aplicação da segunda dose no prazo recomendado de 28 dias, a orientação é que o indivíduo seja imunizado assim que possível.

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que já encaminhou ao município de Sorocaba 163,2 mil doses, "e este registrou 146,7 aplicações na plataforma VaciVida, o que evidencia um “saldo” de pelo menos 16,5 mil doses que deveriam ter sido administradas pelo município".

"Todas as grades de vacinas são enviadas a cada região e cidade em tempo oportuno, em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose. As grandes de distribuição levam em conta o público integral e são acompanhadas das recomendações para aplicação. Os municípios recebem as grades de vacinas para os públicos-alvo e são responsáveis programar as estratégias para aplicar nos públicos definidos no PEI (Plano Estadual de Imunização)", acrescenta a pasta estadual.


Por fim, a Ses estadual lembra que o "PEI (Plano Estadual de Imunização) é claro e objetivo, cabendo às Prefeituras utilizar as vacinas de acordo com os critérios técnicos e públicos, ou seja, devem respeitar as faixas etárias e/ou grupos estipulados bem como o intervalo de tempo de aplicação entre doses (até 28 dias para a vacina do Butantan e até 12 semanas para a da Fiocruz)".

 

Atualizado às 19h44 com a resposta do Estado sobre a entrega de vacinas.