Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Imunização contra gripe tem baixa procura em Sorocaba

A primeira etapa da imunização compreende quatro grupos prioritários, que, somados, correspondem a 78.163 pessoas, mas até 21 de abril somente 6.798 pessoas tinham se vacinado

29 de Abril de 2021 às 01:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. Crédito da foto: marataizes.es.gov.br
Cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. Crédito da foto: marataizes.es.gov.br (Crédito: Cronograma da campanha é composto por três etapas que se estenderão até 9 de julho. Crédito da foto: marataizes.es.gov.br)

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) começou no último dia 12 em Sorocaba, mas, até o momento, a procura está baixa. A primeira etapa da imunização compreende quatro grupos prioritários, que, somados, correspondem a 78.163 pessoas, entre profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças. 

Porém, até o dia 21 de abril, somente 6.798 pessoas desses grupos foram vacinadas contra a gripe, o que corresponde a 8,69%.

A Secretaria da Saúde (SES) reforça sobre a importância das pessoas pertencentes aos grupos prioritários desta etapa procurarem uma das 25 Unidades de Saúde (UBSs) para se imunizar.

“Em Sorocaba, para maior tranquilidade da população e como medida preventiva, a vacina da gripe e outras de rotina são aplicadas em UBSs que não atendem pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19”, informa a SES. As pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, com uma ou duas doses, é necessário aguardar o intervalo de 14 dias para receber a vacina contra a gripe.

A meta da campanha é que 90% do público-alvo (248.123) seja vacinado, ou seja, 223.310 pessoas.

Nesta primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas e profissionais da área da saúde.

A aplicação é feita das 8h às 16h, em 25 UBSs. Os endereços dos locais de vacinação podem ser consultados aqui.

Em 2020, Sorocaba alcançou e superou a meta de vacinação contra a gripe e mais de 220 mil pessoas foram vacinadas.

Em algumas clínicas particulares da cidade, a vacina contra a gripe também está disponível para os interessados pelo custo de R$ 150 por pessoa. Até o momento, não houve falta da vacina.

Baixa procura

Entre os quatro grupos prioritários da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, os dois maiores, respectivamente, são as crianças (48.118) e os profissionais da saúde (22.260). Porém, até o último dia 21, somente 4.386 crianças foram vacinadas (8,70%), e 1.662 trabalhadores (7,47%). Já as gestantes foram 634 vacinadas (9,48%) e as puérperas de 1.099, no mesmo período, foram apenas 116 imunizadas ou 10,56% do total.

A segunda etapa, que terá início no dia 11 de maio, além do grupo anterior, poderão se vacinar idosos de 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de junho, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. A campanha vai até o dia 9 de julho. (Ana Cláudia Martins)