Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Cidade tem saldo positivo no emprego formal

Sorocaba fecha o primeiro trimestre com 1.573 vagas com carteira assinada, segundo dados do Caged

29 de Abril de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Construção Civil também apresentou saldo positivo de vagas.
Construção Civil também apresentou saldo positivo de vagas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (17/3/2021))

Sorocaba teve saldo positivo na geração de emprego formal pelo terceiro mês consecutivo. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem (28), pelo Ministério da Economia, em março de 2021, o saldo positivo de empregos com carteira assinada na cidade foi de 1.573 vagas. Os setores que mais contrataram no mês passado em Sorocaba foram Serviços, com saldo positivo no mês de 1.018 vagas, seguido da Indústria, com saldo positivo de 486.

Além disso, somando o saldo positivo de janeiro, fevereiro e março, ou seja, do 1º trimestre de 2021, Sorocaba somou 5.615 vagas de emprego formal. Os números são positivos principalmente porque os primeiros três meses de 2021 correspondem ao pior momento da pandemia da Covid-19 tanto na cidade, quanto em todo o País.

Em todo o Estado de São Paulo, por exemplo, nesse primeiro trimestre de 2021, os setores de Comércio e Serviços foram afetados com períodos de fechamento de estabelecimentos e endurecimento de restrições, em razão do aumento de casos e óbitos por conta da Covid-19. Seguindo o Plano São Paulo, a flexibilização do comércio em geral começou no último dia 18. Antes, shoppings, academias, salões de beleza, restaurantes, entre outros setores, ficaram por um período sem atendimento presencial.

A flexibilização e a consequente reabertura do comércio em geral, com a volta do atendimento presencial, foi um alívio para os comerciantes. Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), a flexibilização foi um avanço para o setor, que está fragilizado e com dificuldades de sobrevivência. O presidente da entidade, Sérgio Reze, disse que os cuidados com a questão da saúde são “extremamente importantes”, e todos devem continuar respeitando os protocolos. “Porém, não dá para ignorar a questão econômica e a crise instaurada para alguns segmentos. Saúde e economia devem caminhar juntas, afirma.

Ainda é cedo para cravar uma total recuperação da economia, mas os números positivos do emprego formal em Sorocaba, pelo menos, indicam um cenário mais favorável economicamente para a cidade. Resta saber se o saldo continuará positivo nos próximos meses e restante do ano.

Conforme os dados do Caged, Sorocaba começou 2021 com saldo positivo no emprego formal em janeiro com 1.460 vagas. Em seguida, em fevereiro, o resultado surpreendeu e foi melhor ainda, com 2.585 vagas de saldo positivo. Fechando o primeiro trimestre deste ano, em março, com saldo positivo de 1.573 vagas com carteira assinada.

No mês passado, a cidade registrou no total, 9.125 admissões, 7.552 desligamentos, com saldo positivo de 1.573 vagas.

Serviços e indústria

O setor de Serviços e a Indústria foram os que mais contrataram e tiveram saldos positivos no mês passado em Sorocaba. De acordo com os dados do Caged, Serviços teve 5 mil admissões no período contra 3.982 desligamentos, e saldo positivo de 1.018 vagas. Já a Indústria contratou 1.629, desligou 1.143, o que resultou em 486 vagas de saldo positivo, no mesmo período.

Já o setor da Construção Civil foi o terceiro com o maior saldo positivo de vagas de emprego formal na cidade no mês passado. Foram, no total, 708 admissões, 650 desligamentos e 58 vagas de saldo positivo.

O Comércio, apesar de bastante afetado pela pandemia, também apresentou saldo positivo no mesmo período. Foram 1.783 admissões, 1.776 desligamentos e saldo de somente 7 vagas. E a Agropecuária teve o menor desempenho no mês passado, com 5 admissões, um desligamento e saldo positivo de apenas 4 vagas.

Estado teve saldo positivo

O Estado de São Paulo, em março de 2021, também apresentou saldo positivo no emprego formal de 50.940 vagas. O número é resultado, no mesmo período, de 526.725 admissões contra 475.785 desligamentos.

O Brasil abriu 184.140 vagas de emprego com carteira assinada em março, segundo os dados do Caged. Os números são resultado de 1.608.007 admissões e de 1.423.867 demissões no período. (Ana Cláudia Martins)