Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Politécnico faz evento on-line de orientação profissional a alunos

Professora Letícia Bechara, da Inova Educação, coordenou as dinâmicas

29 de Abril de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Alunos receberam informações sobre profissões e como fazer a escolha.
Alunos receberam informações sobre profissões e como fazer a escolha. (Crédito: REPRODUÇÃO)

Escolher a profissão é um dos grandes desafios que os estudantes enfrentam ao final do ensino médio. Ter acesso às informações e diversas atividades relacionadas ao mundo profissional é a melhor forma de fazer uma escolha mais segura. Por isso, o Colégio Politécnico, unidade 1, promoveu um evento, em parceria com a Inova Educação, para ajudar os alunos neste momento de decisão.

Nos dias 19, 20, 26 e 27 deste mês, os estudantes participaram de encontros on-line com a professora Letícia Bechara, da Inova Educação, e o resultado foi surpreendente. “É importante que os alunos façam atividades de autoconhecimento para saber quais são as suas preferências, o que gostam e o que não gostam, principalmente quando é preciso escolher uma carreira profissional”, afirma a professora.

Segundo Bechara, na primeira etapa do encontro para falar sobre o processo de escolha profissional, os jovens realizaram um teste de autoconhecimento baseado no conceito das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner. “O teste teve por objetivo ajudar o aluno a avaliar quais são as habilidades que ele tem, de acordo com o conceito das Inteligências Múltiplas, e quais cursos e áreas de conhecimento estão relacionados à essas inteligências”, destaca a professora.

Ela disse ainda que é neste momento de escolha da profissão e qual curso superior escolher, que o estudante tem muitas dúvidas. “Mas isso não é um sinal negativo, pelo contrário. Quando o jovem está em dúvida é um fator positivo, pois assim ele vai em busca de informações sobre as carreiras que ele acha que gosta. E quando o jovem tem muita certeza de qual carreira seguir, pode ocorrer dele não gostar do curso. E se isso acontecer, tudo bem, é normal, e o estudante pode optar por outro curso”, aponta Bechara.

Na segunda etapa do evento, a professora trouxe para os alunos os resultados dos testes, abordando o tema da escolha profissional, e as carreiras mais procuradas e indicadas pelos alunos. “Abordei aspectos com eles sobre as profissões mais apontadas e também mostramos vídeos sobre alguns cursos superiores. E destaquei casos, por exemplo, onde é possível até conciliar duas carreiras, mesmo que não sejam assuntos relacionados. E em outros casos, é possível fazer cursos semelhantes, e alinhar conhecimentos ao longo da carreira profissional, já que em muitas profissões o estudo e o aperfeiçoamento é constante”, destaca Bechara.

“Sabemos que a escolha profissional é um processo que envolve as expectativas dos alunos, dos pais e da escola, e sabendo disso buscamos sempre atuar de forma mais direta para atender às necessidades das famílias”, afirma a diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva.

Para os estudantes do ensino médio do Colégio Politécnico, o evento foi fundamental para auxiliá-los na escolha da carreira profissional, além de promover o autoconhecimento. “Foi esclarecedor. Eu estava em dúvida se realmente deveria cursar Arquitetura ou não. Porém, com o teste tenho certeza”, disse uma aluna. “Gostei bastante, e me ajudou a enxergar minhas habilidades”, afirma outro estudante. (Ana Cláudia Martins)