Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Rede Municipal continua só com aula remota

Definição sobre retomada do presencial ainda não foi anunciada. Estado e particulares voltaram com 35%

28 de Abril de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Escola Municipal Professora Julica Bierrenbach, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul.
Escola Municipal Professora Julica Bierrenbach, localizada no Jardim Cruzeiro do Sul. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (29/4/2020))

Seguindo as regras do Plano São Paulo da fase vermelha, escolas particulares e estaduais de Sorocaba retomaram o ensino presencial, com até 35% da capacidade de sala de aula. Já a rede municipal de ensino de Sorocaba retomou as atividades de forma remota no último dia 22 e ainda não tem data definida para o retorno presencial dos alunos.

Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que a Secretaria da Educação (Sedu) segue com as organizações para o retorno das aulas presenciais junto à rede e que nova data será definida. “A Sedu segue também com a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os profissionais e máscaras protetoras para os alunos.

Diferentemente de outras redes, a municipal tem algumas peculiaridades, dentre elas, o atendimento de um grande número de crianças na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em função disso, há uma cautela maior no retorno presencial dos estudantes, visando todos os cuidados de segurança e saúde das crianças, bem como dos profissionais que atuam nas escolas”, informa a pasta municipal.

Ainda conforme a Sedu, os estudantes retornaram às aulas, de forma remota, no dia 22 de abril, com as Atividades Não Presenciais (ANPs), mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades. “A retomada presencial acontecerá respeitando as regras do Plano São Paulo, de forma escalonada, com até 35% da capacidade de sala de aula, em sistema de revezamento”, destaca a pasta, mas sem informar data.

Sedu informa ainda que toda organização está sendo realizada em conjunto com o Comitê Intersetorial, que é composto por técnicos da Secretaria da Educação (Sedu), representantes da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde (SES), membros do Conselho Municipal de Educação (CMESO), da Urbes Trânsito e Transporte, da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), supervisores de ensino, diretores de escola e orientadores pedagógicos.

Atualmente, a rede municipal atende cerca de 60 mil alunos, englobando crianças de zero a 14 anos, sendo que apenas cinco escolas atendem alunos do Ensino Fundamental, anos finais, com idade em que têm mais autonomia.

Lembrando que os 60 mil alunos da rede municipal de ensino da cidade estão sem aulas presenciais desde em 23 de março de 2020, ou seja, há mais de um ano, e desde o início da pandemia.

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba determinou, por meio de decreto municipal, o retorno das aulas presenciais na rede pública municipal somente para 2021, o que até o momento ainda não ocorreu.

A decisão foi tomada após a realização de uma pesquisa de interesse feita pela Sedu, que informou que 84,8% das pessoas consultadas optaram para que os estudantes não retornassem às aulas presenciais. O público ouvido foi pais de alunos ou responsáveis.

Particular e estadual

A rede estadual em Sorocaba, assim como em todo o Estado, voltou com as atividades presenciais, em sala de aula, de forma gradual e não obrigatória, no último dia 14. Já a rede privada da cidade voltou com aulas presenciais no dia 12, também com limitação de alunos, e seguindo os protocolos sanitários, além da continuidade do ensino remoto para quem prefere acompanhar as atividades em casa, por conta da pandemia da Covid-19.

Segundo o Estado, o retorno presencial nas escolas estaduais não é obrigatório para os estudantes, mas as escolas precisam estar abertas para quem precisa, seja no aspecto social, de vulnerabilidade econômica, mas também na vulnerabilidade de aprendizagem.

Na fase vermelha, as escolas, de todas as redes de ensino, podem funcionar obedecendo o limite de atender até 35% dos alunos por dia, respeitando os protocolos do segurança.

A recomendação é de que sejam priorizados nas atividades presenciais nas escolas estaduais os alunos com severa defasagem de aprendizado; dificuldade de acesso à tecnologia; necessidade de alimentação escolar; cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais e com saúde mental sob risco.

Na rede estadual, os alunos que optaram por não participar das aulas presenciais devem acompanhar os conteúdos no formato remoto, pelo Centro de Mídias SP, via aplicativo, com dados de internet patrocinados, ou pela TV Educação e TV Univesp e também os encontros online dos professores das escolas.