Buscar no Cruzeiro

Buscar

Habiteto

Pais de alunos protestam contra falta de segurança em escolas

Só nesta semana, duas unidades de ensino do bairro Habiteto foram invadidas três vezes

27 de Abril de 2021 às 14:05
Wilma Antunes [email protected]
Pais de alunos protestam contra falta de segurança em frente as escolas do Habiteto
Pais de alunos protestam contra falta de segurança em frente as escolas do Habiteto (Crédito: Divulgação)

Responsáveis por alunos da escola municipal Ana Cecília Falcato e da estadual Wanda Costa Daher, situadas no bairro Habiteto, zona norte de Sorocaba, realizaram uma manifestação contra a falta segurança nas instituições, na manhã desta terça-feira (27). Só nesta semana, cada uma das duas unidades de ensino foram invadidas três vezes.

Na madrugada passada, a escola municipal foi alvo de invasores de novo, fato que indignou moradores. O protesto foi organizado por pais de estudantes que buscavam materiais didáticos nas unidades e, ao saírem, batiam tampas de panelas e exibiam cartazes com mensagens pedindo por segurança nos locais.

A coordenadora da Pastoral da Juventude do Habiteto, Lúcia Araújo, de 61 anos, considera a situação das escolas muito triste. Segundo ela, as invasões são problemas recorrentes. “É patrimônio das crianças, o bairro precisa ser lembrado. O povo existe e pede socorro! As pessoas sofrem com essa falta de segurança, a autoestima fica lá embaixo. Até merenda roubaram em uma das escolas”, lamenta.

Em frente as escolas, responsáveis de alunos exibem cartazes pedindo por mais segurança - Divulgação
Crédito: Divulgação / Descrição: Em frente as escolas, responsáveis de alunos exibem cartazes pedindo por mais segurança

A Prefeitura de Sorocaba informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza patrulhamento diário, de forma intensificada desde o início deste ano, em próprios municipais em toda a cidade, conforme notícias publicadas pela mídia, que mostram também ocorrências evitadas em unidades escolares, por exemplo. A escola municipal Ana Cecília Falcato é atendida pela GCM, inclusive por meio de viaturas setorizadas, que fazem ronda de dia, à noite e de madrugada.

As Secretarias de Educação (Sedu) e de Segurança Urbana (Sesu) anunciaram, na segunda-feira (26), a abertura do edital para contratação de vigias para escolas municipais de Sorocaba. O investimento será de R$ 5 milhões e serão instalados, inicialmente, 50 postos com quatro turnos de trabalho, somando 24 horas de segurança por dia e um total de 200 vigias, podendo ampliar para 70 postos de trabalho. A previsão é que esses profissionais iniciem as atividades já no próximo mês de maio.

Ainda conforme a administração municipal, a criação do Centro de Operações Integradas (COI) já foi iniciada. O sistema unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município. Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é iniciar a implantação desse avançado sistema, começando pelas unidades escolares, no segundo semestre deste ano.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos