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Sorocaba

Corredor Ipanema do BRT agrada no 1º dia útil

Passageiros aprovam e apontam melhorias. Trecho funciona com 37 veículos, 10 estações e um novo terminal

27 de Abril de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Nestes dois dias de operação, passageiros buscaram compreender detalhes do funcionamento das linhas.
Nestes dois dias de operação, passageiros buscaram compreender detalhes do funcionamento das linhas. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/4/2021))

Com 37 veículos, 10 estações, um novo terminal urbano e poucas ressalvas, o Corredor Ipanema do sistema BRT de Sorocaba (Bus Rapid Transit ou Ônibus de Trânsito Rápido) teve o primeiro dia últil de operação nesta segunda-feira (26). O segundo corredor da zona norte começou oficialmente no domingo (25).

No geral, as pessoas aprovaram o novo sistema e a ressalva ficou por conta da comunicação. “O ônibus para e não abre a porta. A gente não sabe qual está indo para o terminal e qual está indo para o bairro”, reclama Edileia Murat. Mas para Silvana Galvão, é uma questão de tempo. “Pegamos o ônibus errado, por isso demorou mais. Valeu a pena esperar. É uma questão de tempo até se acostumar e a gente se acostuma rapidinho”, diz.

Outra reclamação diz respeito a problemas externos a operação, como no caso de uma moradora da Estrada Dinorah. Laudiceia Miquelot conta que com o início da operação, ela precisa andar um trecho a pé, geralmente à noite. E esse nem seria o problema, conforme a usuária. O fato que traz descontentamento é a falta de iluminação pública próximo de sua residência.

A reportagem andou na linha que atende o Parque São Bento e que vai até o novo terminal do transporte coletivo de Sorocaba. Diferente do que foi notado em 13 de agosto de 2020, quando foi inaugurado o trecho Itavuvu, igualmente acompanhado, os problemas técnicos vistos no ano passado foram sanados. Durante o percurso, por exemplo, não houve registro de falhas de sensores em estações, nem da necessidade de manobra para adequação nas plataformas. O processo, aparentemente, também estava melhor organizado no terminal.

De bônus, o sistema também já iniciou as operações com o aviso sonoro de parada indicativa de cada estação, dispositivo ausente na inauguração do Corredor Itavuvu. Para quem mora na cidade ou usa o transporte coletivo com frequência, o serviço não faz muita diferença, mas é essencial para passageiros esporádicos ou de outras regiões de Sorocaba ou mesmo de outras cidades. Em um carro articulado, a viagem durou 26 minutos do Terminal São Paulo até o Terminal do Parque São Bento. A única falha anotada foi o sistema anunciar a chegada ao Terminal Santo Antônio oito minutos após deixar o local, quando subia a Hermelino Matarazzo.

Segundo a Concessionária BRT Sorocaba, que detém a operação, nestes dois dias de operação o que ocorreu foram pessoas buscando compreender detalhes das linhas, “o que é natural e já esperado”. “Todo começo traz desafios e as situações que surgiram foram direcionadas e solucionadas. Para tornar a experiência do passageiro mais tranquila e esclarecedora, dedicamos um mês de divulgação em diferentes plataformas para que essas mudanças chegassem ao conhecimento da população. E, acreditamos que funcionou, porque vimos nestes dias os passageiros utilizando o sistema com tranquilidade. Nossas equipes tiveram horas de treinamento, diversas simulações para o grande dia e o balanço que fazemos até o momento é muito positivo”, lembra a empresa. “O início da operação do Corredor Ipanema e do Terminal São Bento está sendo muito satisfatório e gratificante”, conclui.

A Urbes Trânsito e Transporte avaliou de forma positiva o início da operação na avenida Ipanema e confirma os relatos da reportagem. “Com base em monitoramento feito por meio de câmeras e da ação de fiscais em postos estratégicos nos corredores de trânsito e nos terminais, nenhuma anormalidade no sistema foi registrada até a tarde desta segunda-feira (26)”, diz. “Não houve registros de falhas de equipamentos, como, por exemplo, de acionamento das portas das estações, pelo contrário, foram identificadas melhoras no conforto de passageiros e na rapidez das viagens que o novo corredor de ônibus proporciona”.

A empresa pública ainda reconheceu que surgem dúvidas de usuários que ainda não se acostumaram com a nova programação de horários e itinerários, o que é comum em todo início de operação, mas como ressalva afirmou que as informações sobre a nova sistemática foram amplamente divulgadas na mídia e em cada ponto de parada da avenida Ipanema. “A Urbes continua monitorando todo o sistema, com possibilidade de criar mais viagens, em caso de necessidade, como forma de distribuir a demanda da melhor forma. Qualquer necessidade de ajuste ao longo do corredor, pode ser encaminhada ao e-mail [email protected] para a devida análise”, conclui.

A frota para atender o BRT conta sete veículos superarticulados e 30 padron. Os veículos possuem com ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento de câmeras e painéis de informações ao usuário estarão disponíveis e elevador e espaços adaptados. (Marcel Scinocca)