Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atendimento presencial em bares e restaurantes traz alívio ao setor

Shoppings também passaram a oferecer mais serviços, além da volta da praça de alimentação

24 de Abril de 2021 às 21:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
Seguindo normas sanitárias, shoppings voltaram a oferecer serviços em suas praças de alimentação
Seguindo normas sanitárias, shoppings voltaram a oferecer serviços em suas praças de alimentação (Crédito: Fábio Rogério / JCS (24/04/2021))

O sábado (24) foi dia de retorno ao atendimento presencial em bares e restaurantes de Sorocaba. Entretanto, com as limitações da fase de transição do Plano São Paulo, da Vermelha para a Laranja, que vai até o dia 30, houve cautela por parte dos empresários sorocabanos. Seguindo os protocolos sanitários, quem abriu comemora ao mesmo tempo em que pede mais elasticidade nas medidas. Dependendo do ramo, alguns preferiram não abrir. Novos serviços também voltaram a ser oferecidos em shoppings da cidade.

O empresário Gilberto Morelli comera a volta, mas reclama das condições. “O retorno foi muito bom, mas o tempo de abertura e percentual de público ainda está ruim. Ficamos cinco meses no ano passado fechados e mais dois meses nesse ano. Então, está complicado com duas horas de funcionamento”, comenta ele, que abre às 17h e, portanto, tem apenas duas horas para funcionar dentro da fase de transição. “Temos a expectativa de que o governo coloque a gente logo para trabalhar até mais tarde”, projeta.

Morelli também lembrou que não houve dificuldade em seguir os protocolos de sanitários. “Foi muito tranquilo. Aqui tenho bastante espaço e os frequentadores são famílias, já com bastante consciência. O espaço também é grande e não houve aglomeração”, garante. O empresário se mostrou otimista com a situação. “Já está acabando e logo tudo voltará ao normal”, termina. 

Conforme o empresário Ezy Ettore Marangoni Junior, a volta, mesmo com a limitação de 25%, foi boa. “A gente tentou fazer o máximo possível para não ter aglomeração. Ainda conforme o empresário, o retorno trouxe mais consciência aos frequentadores. “O pessoal está mais consciente e já usa máscara de forma voluntária. Antes tinha que pedir. As pessoas estão mais preocupadas”, lembra.

Após o horário de fechamento, o empresário conta que manterá o delivery, que teve de ser implantado pela loja com a pandemia. “Já tínhamos um perfil antigo para comida e a experiência ajudou bastante. O delivery fomos obrigados a colocar, e, graças a Deus, está sendo um sucesso”, comemora ele, que tem mais de 30 anos de experiência no ramo em Sorocaba. “Mesmo com esses 30 anos, a gente deu uma enferrujada”, brinca. “Estamos começando de novo e só depois da vacina é que a gente vai ficar mais tranquilo”, argumenta.


Shoppings

Também foi dia de retorno das praças de alimentação dos shoppings de Sorocaba. E não foi só isso. O Shopping Cidade Sorocaba, por exemplo, retomou outros serviços. O empreendimento, aberto das 11h às 19h, reabriu salão de beleza, academia, atrações de lazer e, é claro, a praça de alimentação com consumo no local. Cafés com opções de doces e salgados e sorveterias também reabriram, além de lojas que oferecem delícias como sobremesas, chocolates, trufas, fondue, açaí e doces em geral.

“Estamos muito felizes com a reabertura. São centenas de empreenderes que estão muito otimistas. Essa reabertura é fundamental para todos nós”, comenta Juliana Ramon, gerente de marketing do Cidade. Ela ainda lembra que o empreendimento está seguindo todas as normas determinadas pelas autoridades sanitárias. Ainda segundo ela, o público estava necessitando dos serviços presentes no empreendimento e a expectativa é de que haja o avanço de fase, ampliando o horário de funcionamento e o porcentual de público no local. 

Pizzarias

Em boa parte das pizzarias, entretanto, a situação é outra. Pouca coisa mudou e os estabelecimentos mantiveram apenas o sistema de delivery, sem o porcentual de público presencial autorizado pela estado. Eles culpam, em parte, o hábito do sorocabano. “Em São Paulo, por exemplo, se come pizza a qualquer hora. O sorocabano não tem muito esse hábito”, diz o empresário Jorge Martinez. Conforme ele, esse foi o principal motivo para não abrir antes da 18h.

Entretanto, das 18h até as 19h, horário que abre sua pizzaria e fim do horário permitido no Plano São seria inviável, economicamente e por comodidade dos clientes. “Por isso, seguimos fechados e estamos continuamos com o delivery. Uma hora não vale a pena e só daria mais problemas”, lembra. “Com o delivery, dá para ir levando, mas não paga todas as despesas”, comenta Martinez. “Estamos aguardando que a liberação seja mais ampla”, fala. (Marcel Scinocca)