Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocabanos enfrentam filas para vacinação contra a Covid-19 nesta sexta (23)

Na sede da igreja, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, no Centro, os idosos aguardavam pelo menos uma hora na fila

23 de Abril de 2021 às 13:27
Ana Claudia Martins [email protected]
Movimento intenso nesta manhã na sede da igreja ao lado do terminal Santo Antônio nesta manhã
Movimento intenso nesta manhã na sede da igreja ao lado do terminal Santo Antônio nesta manhã (Crédito: Fábio Rogério)

Os sorocabanos enfrentam filas, com espera de até uma hora, na manhã desta sexta-feira (23) e início da tarde, em dois dos quatro locais da vacinação contra a Covid-19, em Sorocaba. Por volta das 11h, o movimento estava intenso na avenida Dr. Afonso Vergueiro por conta da imunização na unidade Centro da Igreja Universal do Reino de Deus. As pessoas disseram que aguardaram uma hora na fila para serem imunizadas.

Já na Sociedade Recreativa São Bento, que fica na avenida Carlos Sonetti, no Jardim Prestes de Barros, também havia fila no fim da manhã, com espera entre 20 a 25 minutos. A aplicação das doses ocorrer até às 16h, por meio do sistema drive-thru, e também há posto de vacinação para quem vai a pé ou de transporte coletivo.

Os outros dois locais de imunização são o Shopping Cidade Sorocaba e o Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Nesta sexta, o público-alvo da aplicação das doses contra a Covid-19 é a primeira dose para os idosos de 64 anos ou mais. E pela manhã, das 8h às 11h, também ocorreu a aplicação da segunda dose da CoronaVac para os idosos de 69 anos ou mais, mas somente para imunizados com a primeira dose da mesma vacina até o dia 25 de março.

Agentes de trânsito da Urbes estão desde o início da vacinação nos quatro locais para orientar o trânsito e os motoristas. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, no total, cerca de 250 servidores atuam nos quatro pontos de aplicação das doses.

Para a imunização nesta sexta não foi necessário agendamento, mas é obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da primeira dose (somente para quem for tomar a segunda dose).

Já a Secretaria da Saúde (SES) reforça que o vacinado deverá saber informar o número do seu CPF ou portar o documento, assim como apresentar um comprovante de residência, para que sejam vacinados somente moradores de Sorocaba.

Confira os endereços dos locais: shopping Cidade Sorocaba, a imunização será feita no estacionamento G6, com entrada pela avenida Atanázio Soares. Já, na sede regional da Igreja Universal do Reino de Deus, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555, a vacinação será feita no estacionamento local.

O Instituto Humberto de Campos fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira. E a Sociedade Recreativa São Bento fica na avenida Av. Carlos Sonetti, 990, no Jardim Prestes de Barros.

Em Sorocaba, mais de 153 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 98 mil pessoas, entre a primeira e a segunda doses. A cidade já recebeu do governo estadual um total de 168.767 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 37.280 da AstraZeneca (Oxford) e 131.487 da CoronaVac (Sinovac).

A Prefeitura afirmou que imunizou, nesta sexta-feira (23), mais de 10 mil idosos contra a Covid-19, entre a primeira e a segunda doses. "O tempo médio de espera nos quatro pontos de vacinação foi de 15 minutos. Por volta das 11h, houve um pico na procura e a espera foi maior para a imunização no ponto da Igreja Universal, sendo a situação normalizada em pouco tempo", alega.

Doação de alimentos

Nos quatro pontos de vacinação, também haverá arrecadação de alimentos não perecíveis, uma ação organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS). O objetivo é distribuir os alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, sendo aberta a todos que desejarem e puderem contribuir. (Da Redação)