Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura aguarda ordem para retomar atendimento presencial

Estado de São Paulo segue na fase de transição até o dia 2 de maio

23 de Abril de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atendimento presencial está suspensos no Paço Municipal.
Atendimento presencial está suspensos no Paço Municipal. (Crédito: Pedro Henrique Negrão / Arquivo JCS (21/10/2015))

A retomada do atendimento presencial nas unidades da Casa do Cidadão, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e na própria Prefeitura de Sorocaba ainda não tem data para acontecer. Mesmo com a entrada de todo o Estado na fase de transição da emergencial para a vermelha, o Executivo ainda aguarda uma liberação do Plano São Paulo para reabrir as unidades.

Todo Estado de São Paulo segue na fase de transição até o dia 2 de maio, diminuindo as restrições da fase emergencial de forma gradativa. Apesar de flexibilizar as regras para o setor do comércio, incluindo lojas de shopping, com funcionamento permitido das 11h às 19h, o plano de retomada ainda recomenda o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais, incluindo departamentos públicos.

Desde o dia 15 de março, quando começou a fase emergencial, estão suspensos os atendimentos presenciais no Paço Municipal, Casas do Cidadão, Saae, Urbes, Procon, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e espaços culturais. Já os serviços essenciais, como atendimento a urgências e emergências em unidades de saúde, seguem sem alterações. A coleta de lixo segue o calendário habitual, assim como as feiras-livres, que também funcionam normalmente.

“A reabertura do atendimento presencial nas Casas do Cidadão e nos demais serviços da Administração Municipal vai ocorrer a partir da liberação segundo as fases do Plano São Paulo de combate à Covid-19”, afirmou a prefeitura em nota enviada ao jornal Cruzeiro do Sul.

O Executivo explica que, após essa autorização, a abertura deve ser realizada obedecendo as medidas de proteção sanitária, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, assim como era feito antes do fechamento. As unidades da Casas do Cidadão, por exemplo, chegaram a adotar um esquema de rodízio no atendimento, estabelecendo um cronograma de dias da semana com base no último dígito do CPF.

A prefeitura informou ainda que, independentemente da fase no Plano São Paulo, vai manter os canais digitais, “como forma de otimizar o atendimento e de alternativa àqueles que preferem utilizar esse tipo de ferramenta, em contrapartida ao atendimento presencial”.

Canais digitais

Os usuários podem acessar os serviços de forma on-line, pelo link Casa do Cidadão Web, incluindo o cadastro habitacional no programa Casa Nova Sorocaba. Os acessos podem ser feitos pelos banners na página inicial do site da Prefeitura: www.sorocaba.sp.gov.br. Para vagas em creche, outro serviço muito procurado pelos cidadãos, os cadastros podem ser realizados em www.servicos.sorocaba.sp.gov.br/sicem/#/login .

Nas Casas do Cidadão, também é possível realizar solicitações de serviços dos guichês pelo e-mail [email protected]. Já no caso de protocolo de solicitação de transporte de ambulância para pacientes, basta enviar e-mail para [email protected]. O atendimento por telefone é feito das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira nos números (15) 3226-9292 e (15) 3335-3480.

Para os trabalhadores que buscam os serviços do PAT, a consulta das vagas pode ser realizada no site www.empregabrasil.mte.gov.br ou aplicativo de celular SineFácil. Para saber mais, basta ligar para o telefone (15) 3229-2880, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou enviar um e-mail para [email protected].

O Saae funciona em regime de plantão 24 horas, com atendimento por telefone (0800-770-1195), WhatsApp (15 99850-3936) e e-mail ([email protected]). Os moradores podem informar uma eventual falta de água, possíveis vazamentos de água e esgoto, limpeza de bocas de lobo e troca de registro.

Os serviços da Urbes podem ser consultados no telefone 118, site ou e-mail [email protected]. O Procon Sorocaba pode ser acionado via WhatsApp (15) 99198-2958. (Jomar Bellini)