Buscar no Cruzeiro

Buscar

Noite de Natal tem pancadões em Sorocaba e Votorantim

25 de Dezembro de 2020 às 19:59

Vídeo mostra a aglomeração de pessoas na via pública. Crédito da foto: Reprodução/Redes sociais

 

Apesar do governador João Doria (PSDB) retroceder todas as regiões do estado para a fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus, moradores de bairros da zona norte de Sorocaba, e da Vila Nova, em Votorantim, reclamam da realização de festas com aglomeração em vias públicas na madrugada desta sexta-feira (25).

Em Sorocaba, os chamados pancadões ocorreram madrugada a dentro em pelo menos três bairros da zona norte: Vitória Régia, Paineiras e São Bento, e também no Cajuru, na zona industrial.

Já em Votorantim, moradores relataram a realização de um baile funk na rua Odete Gori Bicudo, no bairro Vila Nova. Segundo relatos, a festa se estendeu por três quarteirões, reuniu mais de 1.500 pessoas e só terminou por volta das 7h30 quando, finalmente, a Polícia Militar chegou ao local.

Nas redes sociais, um vídeo mostra a aglomeração de pessoas na via pública. Na imagem ainda é possível ver um motociclista produzindo ruído ensurdecedor, elevando o giro do motor com o veículo parado. Os moradores relatam que além da perturbação do sossego e alto consumo de bebida alcoólica, esse tipo de evento descumpre à quarentena e isolamento social e coloca em risco a saúde pública.

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba informou que atuou sob demanda com base principalmente em ligações da comunidade e que apreendeu dois veículos, sendo um carro com habilitação vencida no Parque São Bento e uma motocicleta sem placa no Cajuru. A Guarda Civil de Votorantim não retornou até o fechamento desta edição.

A Polícia Militar, por meio da Secretaria de Segurança Pública, foi questionada se teve ciência dos casos e se realizou alguma ação ou operação para coibir esse tipo de evento. Em nota, a corporação diz que realiza operação “Paz e Proteção” em todo o estado para coibir a aglomeração de pessoas e a formação de pancadões.

Segundo a PM, os locais são mapeados e, dentro do critério técnico, direcionadas as viaturas para impedir sua instalação. Quando já iniciado, a PM mantém o policiamento pelas imediações, para garantir o direito de ir e vir das demais pessoas e evitar que o evento aumente.

“Um aspecto importante é que os locais de tais eventos são migratórios principalmente pelas constantes operações da Polícia Militar. Por essa razão, quando há solicitação durante o ‘baile’, direcionamos viaturas conforme prioridades e gravidade de outras ocorrências, considerando sempre a segurança da vizinhança, dos frequentadores e policiais militares que irão atender o chamado”, segue a nota.

A PM informa que do início do ano até 20 de dezembro, foram realizadas, no Estado de São Paulo, diversas operações “Paz e Proteção”, resultando em 1.177 pessoas presas, sendo 339 procurados recapturados, 1.026 armas de fogo e cerca de 1.349 kg de drogas apreendidas. (Da Redação)