Buscar no Cruzeiro

Buscar

No Aeroclube se formaram gerações de pilotos privados

23 de Outubro de 2020 às 00:06
Marcel Scinocca [email protected]

No Aeroclube se formaram gerações de pilotos privados Frota de aeronaves do Aeroclube de Sorocaba em 1990. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Jaksan Moreira também foi presidente do Aeroclube. Ele recorda do tempo em que o local ainda era chamado de campo de aviação. “Comecei a frequentar o aeroclube quando me associei, em 1959”, lembra. Ele foi presidente da instituição entre 1980 e 1982.

Antes, porém, ele foi um dos colabores do local, passando por várias diretorias. Moreira lembra também da importância da escola de pilotagem de Sorocaba e que o Aeroclube já foi o 3º do Brasil em formação de pilotos. Sobre o futuro, ele é otimista. “O Aeroclube tem potencial de recuperar e voltar a ser a grande potência que já foi”, diz.

No Aeroclube se formaram gerações de pilotos privados Jaksan Moreira. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

“Foi uma escola brilhante”, recorda. É muito comum você estar em aviões de grandes companhias e encontrar profissionais que se formaram em Sorocaba. Um dos pilotos formados é Júlio Cesar, que até pouco tempo era comandante da TAM, atual Latam. Ele é filho de Jaksan. O outro filho, Jaksan Moreira Junior, também se formou no Aeroclube de Sorocaba. E não acaba aí. José Moreira, o pai de Jaksan, também foi piloto e também brevetado em Sorocaba.

Amélia do Nascimento Jacob tem 85 anos e conta com emoção o que aconteceu há 77 anos, como se fosse algo da semana passada. Modesta, ela diz que não se recorda de muita coisa, mas fala com orgulho da inauguração do Aeroporto de Sorocaba. Ela estava lá. Era filha do prefeito de Sorocaba, em 1943. Augusto César do Nascimento Filho foi prefeito da cidade em duas ocasiões. Na segunda, inaugurou o aeroporto. “Meu pai, apesar de já ter bastante idade, olhava para o futuro”, diz a professora aposentada.

Da data, ela lembra ainda que chegou a voar, sem o conhecimento do pai. “De repente eu subi. Quando ele ficou sabendo, eu já estava lá em cima”, relembra. Ainda da inauguração do aeroporto ela relembra da presença, por exemplo, do ministro Salgado Filho. Dos céus. ele lembra de outro feito: voou com o Alberto Bertelli, um dos maiores pilotos acrobatas da história do Brasil.

No Aeroclube se formaram gerações de pilotos privados Mírian César Baptista. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Mas esse privilégio não foi só dela. A professora e escritora Mírian Cesar Baptista (88 anos) também voou com Bertelli, que teve grande ligação com Sorocaba. Segundo ela, era tradição dar uma volta de avião aos domingos. “Sempre iam sobrinhos juntos. Muitas vezes, o aviador era o Bertelli”, diz.

O mito da acrobacia aérea brasileira, que chegou a vencer competições internacionais, conforme relembra Mírian, era muito brincalhão e, às vezes, exigia coragem em excesso de seus passageiros. “Certo domingo, ele fez meu pai ficar amedrontado, de tanta brincadeira que ele fez com avião. Parecia que ele ia despencar. Meu pai saiu do avião meio zonzo e o Bertelli ria muito”, conta. Com a situação, houve um efeito previsível. “Desse dia em diante, meu pai perdeu um pouco a vontade de voar.” A dona Mírian voou pela vez com nove anos de idade, ainda na década de 1940.

O aviador Alberto Bertelli nasceu na cidade de São Roque em 3 de outubro de 1914. Em sua carreira fez mais de duas mil exibições. Faleceu em 1980, em Registro. Como homenagem, o aeroporto daquela cidade leva seu nome.

No Aeroclube se formaram gerações de pilotos privados Frequentadores do Aeroclube, entre eles, José Moreira, último à direita. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Voo solo

Felipe Duarte tem 29 anos e se recorda de forma intensa quando voou pela primeira vez sozinho. “A gente não esquece nunca isso”, afirma. Formado no Aeroclube de Sorocaba, o comandante Duarte é piloto desde 2012. Até 2017, ele trabalhou em uma empresa de taxi aéreo. Desde então, atua em linha área regular de uma grande companhia nacional. Estou vivendo essa paixão até hoje, que é bem diferente. Todo mundo que está na aviação ama bastante. “Esse Aeroclube de Sorocaba já formou muitos pilotos, muitos que ainda estão voando por aí. Precisa voltar a fazer treinamentos”, opina Felipe, que também tem curso superior em aviação civil.

Ele também comenta sobre a data em homenagem ao aviador. “São pessoas que não só fazem a encomia girar, mas ajudam a promover encontros e aproximações. O principal de tudo é homenagear Santos Dumont”, diz.

LIVES - Hoje serão realizadas duas lives sobre o Dia do Aviador. Uma às 10h30, no Aeroclube de Sorocaba, e outra, às 15h, com o promotor Jorge Marum.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos