Sorocaba
Começa a construção do RDC no Parque dos Italianos
"Piscinão" integra conjunto de obras de macrodrenagem no centro
A Prefeitura de Sorocaba deu início ontem (20) às obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), sistema semelhante aos “piscinões”, no Parque dos Italianos, após uma espera de cinco anos. O projeto original, apresentado em 2018, durante a gestão do então prefeito José Caldini Crespo, previa o reservatório, mas a abordagem atual simplifica o parque -- excluindo, por exemplo, a réplica da gôndola italiana de Veneza.
Essa primeira etapa faz parte de um conjunto de obras de macrodrenagem no centro de Sorocaba que, segundo a administração municipal, são esperadas pela população há mais de 40 anos. O Parque dos Italianos ocupará uma área de 12.405,83 metros quadrados na Vila São João, zona oeste da cidade. Para isso, o RDC será construído ao longo do córrego Supiriri, com o objetivo de prevenir alagamentos, especialmente nas áreas da avenida Afonso Vergueiro e da Praça da Bandeira, até a confluência com a avenida Dom Aguirre.
A conclusão do projeto está prevista para até 12 meses, com um investimento estimado em R$ 3 milhões. Esta fase inicial abrangerá a ampliação do leito do córrego para aumentar sua capacidade de vazão, o remanejamento de uma rede coletora de esgoto que passa próxima ao local e a construção do RDC. Além disso, também será instalado um sistema de controle hídrico por meio de um vertedouro, que regulará automaticamente o nível do reservatório.
As intervenções iniciais ocorrerão nas proximidades das ruas Irmã Maria Angelina, Coronel Freire de Andrade, Professor Frontino Brasil, Frederico Guilherme Grohmann e Bernardino Teles de Medeiros. Durante esse período, algumas interdições parciais e temporárias de tráfego acontecerão, com a implementação do sistema “pare e siga”. Motoristas que trafegarem pela Vila São João devem estar atentos ao tráfego de caminhões e máquinas pesadas.
Parque das Águas
As obras na Vila São João contrastam com a situação no RDC Jardim Maria do Carmo, próximo ao Parque das Águas. Com início em fevereiro deste ano, os avanços dos trabalhos permaneceram praticamente invisíveis aos olhos da população, levando o vereador Silvano Júnior (Republicanos) a solicitar informações à Prefeitura, por meio de um requerimento enviado em junho. O prazo para resposta expira amanhã (22), considerando a prorrogação de 15 dias solicitada pela administração municipal.
No entanto, a Executivo afirmou ao Cruzeiro do Sul que as obras no Maria do Carmo não estão paradas. Segundo a municipalidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) continua realizando intervenções para implantar o RDC no local. Porém, a conclusão das obras depende do cumprimento de várias etapas legais, como o licenciamento ambiental, o transplantio de árvores e a realização de projetos e intervenções nas redes de água, esgoto, gás e energia.
De acordo com as informações da Prefeitura, os trabalhos logo se tornarão mais visíveis, com as escavações em breve. “O RDC está sendo construído em uma área pública de 12 mil m², junto às ruas João Gabriel Mendes e Ingracia Angrisani Gomes. O reservatório terá cerca de um metro e meio de profundidade e capacidade para armazenar 9,6 mil metros cúbicos de água. A previsão é que a obra toda seja finalizada até o fim de 2023, estando plenamente apta para operar durante o período de chuvas”, destacou. (Wilma Antunes)
Galeria
Confira a galeria de fotos