Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Câmara Municipal têm seis suplentes na expectativa

Eles assumirão vaga de vereador caso candidatos sorocabanos ao Legislativo federal sejam eleitos

04 de Setembro de 2022 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Na Câmara Municipal, sete vereadores buscam vagas ao Legislativo federal
Na Câmara Municipal, sete vereadores buscam vagas ao Legislativo federal (Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (9/2/2021))

A menos de 40 dias para as eleições gerais de 2022, as disputas para ocupar cargos públicos no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) ficam cada vez mais acirradas. Só na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), são mais de 90 pessoas para tentar ocupar algumas das cadeiras. Na Câmara Municipal, sete vereadores buscam objetivos maiores na carreira política. Desta forma, se algum parlamentar for eleito em outubro, quem assume é o suplente, ou seja, aqueles que se candidataram nas eleições municipais de 2020 e não ganham por uma diferença mínima de votos, ficando em um tipo de “lista de espera”. No Legislativo sorocabano, seis suplentes estão na expectativa para assumir função. Saiba quem são eles:

Caio Manga

Caio de Oliveira, mais conhecido como Caio Manga (Republicanos), de 29 anos, é suplente do Vitão do Cachorrão (Republicanos). Ele recebeu 3.620 votos nas últimas eleições e, apesar de compartilhar o mesmo sobrenome “artístico” que Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba, os dois não tem nenhum parentesco.

Assessor do chefe do Executivo enquanto ele ainda era vereador, Caio conta que recebeu o apelido porque “não desgrudava” do colega. De acordo com o suplente, ele está inserido na política local há dez anos. Trabalhou na Ouvidoria Geral do Município durante cinco meses e, após essa experiência, teve uma breve passagem no Parque Tecnológico de Sorocaba. Também assessorou Marcos Pereira, deputado federal e presidente do partido Republicanos,

Caio acredita que seus interesses estão alinhados aos de Vitão. Alguns de seus objetivos, se tomar posse como vereador, é focar em programas de habitação, além de investir em saneamento básico e saúde.

“O Vitão tem características interessantes, é um cara bem povão. Eu também gosto de atender a população, tenho características que peguei do Manga. Existem algumas bandeiras principais que quero trabalhar, como habitação e regulamentação fundiária, principalmente. Também quero ajudar as pessoas investindo em saneamento básico para a promoção da saúde”, disse.

Hudson Pessini

O empresário Hudson Pessini (MDB), 47 anos, é suplente de dois parlamentares: Péricles Régis (Podemos) e Fernando Dini (MDB). Isso ocorre porque quando Péricles foi eleito, ele também era filiado ao MDB. A troca de partido ocorreu em abril deste ano. Pessini foi eleito vereador em 2016, com 3.331 votos. Em 2020, tentou se reeleger, mas os 2.829 votos não foram suficientes para mantê-lo na Câmara.

Sua história profissional inclui experiências como “business partner” em várias empresas. Além disso, ele foi o mais jovem integrante da diretoria da Associação Comercial de Sorocaba (Acso). Pessini afirmou estar “totalmente preparado” se caso tiver que assumir o cargo de vereador. Para ele, a atual legislatura da Câmara se mostra “acovardada e submissa” pelo Poder Executivo.

“Infelizmente vejo uma Câmara que, não que você tenha que prejudicar, mas tem que fiscalizar o Executivo. A gente vê tanta coisa acontecendo, é uma Câmara totalmente acovardada e submissa ao Executivo. A Constituição diz que os Poderes têm que ser independentes, mas a gente sabe que isso não acontece nas três esferas, seja estadual, federal ou municipal. É para isso que serve o Legislativo: fiscalizar as contas, as ações do Poder Executivo. Não vejo isso acontecer. Fiz um trabalho nesse segmento, se eu voltar, vou continuar fazendo dentro daquilo que eu acho que é função do Legislativo”, ponderou.

Izídio de Brito

O metalúrgico Izídio de Brito (PT), 61 anos, é suplente de Iara Bernardi (PT), que concorre a deputada federal. Ele já foi eleito vereador em Sorocaba por dois mandatos, nas legislaturas 2008/2012 e 2012/2016. Também foi presidente do Sindicato da categoria (SMetal) por quatro mandatos, de 1998 a 2008, além de já ter sido presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba. Atualmente, ele é secretário de organização do SMetal e membro dos conselhos municipais de Habitação e de Saúde.

Brito destacou que, caso Iara seja eleita, conversará com a colega de partido para saber de seus projetos prioritários na Câmara e dar continuidade a eles. Entretanto, ele destacou que também tem interesse em apresentar suas próprias propostas.

“Nos dois mandatos em que fui vereador, a saúde foi uma de minhas prioridades; e ainda é. Ao assumir a vaga na Câmara vou fortalecer essa luta pela instalação do Hospital Municipal, além de me dedicar à estruturação da rede básica de saúde e apresentar novas propostas nas áreas de habitação popular, qualificação profissional e proteção social às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Do ponto de vista da fiscalização do Poder Executivo, vou cobrar explicações sobre os muitos empréstimos feitos pelo município nos últimos anos”, ressaltou.

Osni Nogueira

O comerciante Osni Nogueira (PRTB), 39 anos, é suplente de Vinícius Aith (PRTB), que concorre a deputado estadual. Ele recebeu 759 votos nas eleições passadas e se afirma uma personalidade politicamente ativa em Sorocaba. Enquanto Rodrigo Manga ainda era presidente da Câmara, Osni Nogueira diz ter acompanhado os atendimentos à população, no Centro da cidade, realizado pelo então vereador.

Além disso, o comerciante contou que pretende ter uma conversa com Aith para que os objetivos de ambos sejam alinhados. “Creio que será uma transição satisfatória. Eu sou bolsonarista como o Vinícius Aith e gosto de atender as necessidades da população. Estive em projetos voluntários com o prefeito, é uma pessoa que admiro muito. Pretendo, também, criar meios para ajudar a classe artística, como é o caso dos músicos. Acompanho os trabalhos deles e sei o quanto essas pessoas precisam de representantes nos três Poderes”, pontuou.

Vitor Deco Super São José

O empresário Vanderlei da Silva (PTB), conhecido como Vitor Deco Super São José (PTB), 53 anos, é suplente de Cícero João (PSB). Nas eleições de 2020, ele recebeu 1.177 votos, mas não foi eleito. Devido a incompatibilidade de agendas, não foi possível realizar uma entrevista com Silva. Entretanto, em suas redes sociais, ele destaca que participa de projetos sociais na zona norte de Sorocaba há 34 anos.

Reinaldo Takeshi

O empresário Reinaldo Takeshi (Podemos), conhecido como Reinaldo da Renovação, de 59 anos, é suplente de Fausto Peres (Podemos). Ele recebeu 1.572 votos nas eleições de 2020 e, também por incompatibilidade de agenda, o Cruzeiro do Sul não conseguiu entrevistá-lo. (Wilma Antunes)