Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Araçoiaba entra hoje em racionamento de água

Fornecimento nos bairros será em dias alternados durante o mês

12 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Cidade vive crise hídrica provocada pela estiagem.
Cidade vive crise hídrica provocada pela estiagem. (Crédito: EMÍDIO MARQUES / ARQUIVO JCS (5/4/2018))

A concessionária Águas de Araçoiaba, responsável pelo sistema de tratamento e distribuição de água em Araçoiaba da Serra, adotará, a partir de hoje (12), o sistema de abastecimento periódico. A medida, que na prática é o racionamento de água, visa garantir o fornecimento para o município mediante o baixo nível do manancial, que não permite a captação do volume normal necessário.

Nesta quinta-feira (12), e durante os dias pares do mês de agosto, receberão água os bairros Cristóvão, Colégio Velho, Portal das Laranjeiras, Bosque dos Eucaliptos, Pomares, Recanto Ipanema do Meio, Jundiaquara, Araçoiabinha, Jardim São Roque, Mirantes do Ipanema, Arco Verde, Rio Verde, Alvorada, Novo Horizonte, Maria Paula Esposito e CDHU D.

Nos dias ímpares de agosto, serão abastecidos os bairros Condomínio Aquarius, Marginal da Rodovia Raposo, Colonial I e II, Colinas de Araçoiaba I e II, Monte Bianco, Village Ipanema I e II, Saint Charbel, Monte Líbano, Recanto Chácara Santo Antonio, Colonia, Primavera, Jundiacanga, Campo do Meio, Fazenda D’Oeste I, II e III, Vale Verde, Camapuã, Cercado, Boa Vista, Bela Vista, Bom Jesus I, II e III, Jardim Master, Condomínio Village Araçoiaba e residências em torno.

Conforme a concessionária, o abastecimento é gradativo, já que depende da pressurização do sistema de rede, e que, em caso de alteração da programação, a população será informada com antecedência.

Os bairros da região central da cidade não entram no sistema de abastecimento periódico, mas poderão ter a rede despressurizada e ficar momentaneamente sem água.

Crise hídrica

A crise hídrica provocada pela estiagem levou a prefeitura de Araçoiaba da Serra a baixar, dia 7 de julho, um decreto de situação de emergência, por meio do qual autoriza a Águas de Araçoiaba a dar início, em caráter emergencial, à “execução das obras de implantação de captação de água bruta do rio Sarapuí e de Estação de Tratamento de Água Compacta ETA”.

Em outro decreto emitido no dia 15 de julho, a prefeitura proíbe o uso irracional e o desperdício de água tratada, com aplicação de multa por desobediência.

Já a concessionária está construindo a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro do Cercado, a ser abastecida por um novo manancial de captação de água bruta, no rio Sarapuí, com investimento de R$ 4,5 milhões. Também está havendo bombeamento de água de uma pedreira em Salto de Pirapora para complementar a vazão do rio Pirapora.

Itu, Salto e Tietê também vivem crise

Em julho, a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) divulgou que a cidade de Itu passaria pelo um rodízio no abastecimento de água. A decisão foi tomada com base nos níveis das represas e também na baixa quantidade de chuvas.

Da mesma forma, a vizinha Salto anunciou a medida por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), com a aplicação de um sistema de racionamento de água para enfrentar a pior estiagem dos últimos 100 anos.

Em Tietê, o racionamento de água foi iniciado no último dia 2 pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos (Samae). (Da Redação)