Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Inverno terá temperatura acima da média histórica

Previsão da meteorologia é que a estação tenha chuvas abaixo do normal

24 de Junho de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Média mínima deve ficar em torno de 12ºC e a máxima perto de 25ºC.
Média mínima deve ficar em torno de 12ºC e a máxima perto de 25ºC. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (21/6/2021))

O inverno de 2021 deve ter temperaturas acima da média para a estação e chuvas abaixo do normal, na região de Sorocaba. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Climatempo. Apesar da projeção positiva, em períodos específicos, frentes frias podem derrubar as temperaturas. Com duração de três meses, o inverno começou à 00h32 de segunda-feira (21) e terminará no dia 22 de setembro, pelo horário de Brasília.

Segundo a Climatempo, a média da temperatura máxima deve ficar por volta de 25ºC. Já a mínima deve ficar em torno de 12ºC. “Neste inverno, a máxima pode ficar cerca de 2ºC a 3ºC acima da média e a mínima próxima da média”, afirmou, em nota. Em 2020, a média máxima foi de 26,2ºC, enquanto a mínima ficou em 13,2ºC.

Conforme o meteorologista Marcelo Schneider, do Inmet, neste mês, a mínima fica em 12,3ºC e a máxima, em 23,9ºC. Já em julho, as temperaturas permanecem praticamente inalteradas, entre 12ºC (mínima) e 24ºC (máxima). O clima será mais seco, sendo que a umidade do ar pode ficar abaixo ou perto de 30%.

Em agosto, os termômetros terão ligeira alta, com mínima de 13ºC e máxima de 24,8ºC. Porém, pode haver picos de frio, devido a duas massas de ar polar vindas do sul do País que podem atingir o Estado de São Paulo e provocar geadas. Schneider diz que não é possível afirmar se os fenômenos realmente ocorrerão em agosto. O clima também ficará mais úmido, com chuvas acima do normal.

Em setembro, considerado mês de transição, pois acontece o fim do inverno e o início da primavera, haverá oscilação de temperaturas. De acordo com o meteorologista, isso acontecerá, justamente, porque o clima é influenciado por características das duas estações. “Devem predominar as temperaturas mais altas e o tempo seco, mas é bem provável que tenha uma frente mais forte”, disse. A média mínima será de 14,7ºC e a máxima, de 26,4ºC.

Conforme Schneider, a tendência é de que o inverno não seja tão rigoroso em todo o Estado de São Paulo porque os fenômenos La Niña e El Niño não estão presentes no Oceano Pacífico. Desta forma, o oceano está em neutralidade. “Quando a água do oceano está em condição mais neutra, (ou seja),  não está nem aquecida, nem resfriada, (mas, sim) próxima do normal, não há impacto na atmosfera”, explica. Assim, o clima será clássico da estação: manhãs geladas, inclusive, com neblina; tardes mais esquentes; e à noite, volta a esfriar.

Frio na região

Mesmo com clima mais ameno, os termômetros podem recuar na madrugada de hoje (24), na região de Sorocaba. Segundo Schneider, a mínima será de 10ºC. À tarde, esquenta, com temperaturas entre 27ºC e 28ºC. Nos dias seguintes, o frio intenso passa. Também a partir de hoje até o fim de semana, o clima fica mais seco. Já na semana que vem, o tempo fica mais gelado, por conta da chegada de uma frente fria.

Chuvas

As chuvas, por sua vez, devem ficar nos parâmetros normais ou até abaixo do normal para a estação. Conforme a Climatempo, nos três meses de inverno, chove, geralmente, 156 milímetros. Na região, o acumulado deve ficar em 120 milímetros, abaixo da projeção. Scheinder detalha que, em junho, serão 54,5 milímetros; em julho, 54,5 milímetros; em agosto, 31,9 milímetros; e, em setembro, 67,9 milímetros. (Vinicius Camargo)