Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacina contra a Covid-19

Vacina: Votorantim inicia cadastro para pessoas com comorbidades na segunda (10)

O procedimento pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF)

08 de Maio de 2021 às 10:26
Da Redação com informações da Prefeitura de Votorantim
Calendário de vacinação será definido pela idade das pessoas
Calendário de vacinação será definido pela idade das pessoas (Crédito: MARTIN BERNETTI / AFP)

A Prefeitura de Votorantim inicia, na segunda-feira (10), o cadastro para pessoas com comorbidades receberem a vacina contra a Covid-19. O processo pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Os públicos-alvo serão pessoas com Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos) e pacientes renais em diálise (entre 18 e 59 anos). A lista inclui também transplantados em uso de imunossupressores (entre 18 e 59 anos).

A data de início da vacinação para esses grupos será informada assim que o município receba as doses. A Secretaria de Saúde divulgará listas para o agendamento, com local e horário para a aplicação do imunizante.

Relatório para cadastro

Pacientes com comorbidades, definidas pelo Ministério da Saúde, foram classificados como prioritários para receberem a vacina contra a Covid-19. Para disciplinar esse processo de cadastramento, a Prefeitura de Votorantim elaborou uma declaração médica para portadores de doenças.

O paciente atendido na rede particular (clínicas médicas ou hospitais) precisará preencher essa declaração, disponível no site oficial da Prefeitura. Já a pessoa com histórico de atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) não será obrigada a fazer esse procedimento.

Nas UBSs, o preenchimento do relatório será feito pelo médico da unidade de saúde, o qual atende o paciente com a comorbidade. Segundo a Secretaria de Saúde de Votorantim, as unidades estão preparadas para esse trabalho.

No momento da vacinação será obrigatório a apresentação do documento preenchido e carimbado pelo médico responsável. A pessoa deverá apresentar também a identidade com CPF, além do comprovante de residência em Votorantim no nome do paciente.

Comprovação

O controle mais rígido para o cadastramento faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado pelo Ministério Público junto à Prefeitura de Votorantim. O objetivo é evitar fraudes.

O médico deverá preencher essa declaração médica para portadores de comorbidades somente se o paciente tiver enquadrado nas situações clínicas elencadas pelo Ministério da Saúde. A pessoa com qualquer outra comorbidade, diferente às previstas no relatório, precisará aguardar novas orientações sobre a vacinação.

A declaração consta no site da Prefeitura de Votorantim. É preciso que a pessoa baixe o documento em PDF, imprima e preencha todos os campos.

Demais comorbidades

Pacientes com outras comorbidades também podem começar a preencher o relatório. A lista inclui gestantes e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos de idade) e pessoas com deficiência permanente (entre 55 e 59 anos).

A vacina também será fornecida a pessoas com comorbidades (entre 55 e 59 anos). Essa relação de doenças inclui diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida e cirrose hepática.