Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nebulização causa aglomeração na Vila Nova Sorocaba

09 de Maio de 2020 às 00:01

Nebulização causa aglomeração na Vila Nova Sorocaba
A nebulização é usada somente ao redor de casos positivos de dengue. Crédito da foto: Secom / Divulgação

Câmeras de vigilância instaladas em uma casa da Vila Nova Sorocaba flagraram nesta semana uma cena aparentemente corriqueira, mas que, em tempos de pandemia do novo coronavírus, podem representar risco à saúde coletiva. As imagens mostram pelo menos dez pessoas aglomeradas debaixo de uma árvore.

O grupo era formado por moradores de diferentes casas que estavam se protegendo do sol, após terem sido orientados a saírem de suas residências durante o processo nebulização contra o mosquito da dengue.

O caso ocorreu na última segunda-feira (5). A Prefeitura, por meio da Divisão de Zoonoses da Secretaria de Saúde, informou que quem realizou a aplicação de inseticida, que tem por objetivo matar os mosquitos adultos possivelmente infectados com o vírus da dengue, foi uma equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), do governo estadual.

A Sucen, por sua vez, informa que durante o procedimento de nebulização orienta os moradores a ficarem em locais abertos, para evitar risco de intoxicação com o inseticida, mas reforça que durante este período, de aproximadamente 30 minutos, os moradores evitem respeitem o distanciamento social estabelecido no protocolo de prevenção do coronavírus. A nebulização é feita na parte externa e quintal das moradias.

Em 15 dias, os casos de dengue subiram 14,12% em Sorocaba, passando para 1.527, conforme boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (7).

A Divisão da Zoonoses informa que nessa época de pandemia da Covid-19, os agentes estão visitando somente as áreas externas dos imóveis, de máscaras, para reduzir o risco de contaminação por Covid-19.

As nebulizações são realizadas normalmente, com a população aguardando do outro lado da rua, a uma distância de dois metros entre os núcleos familiares, para evitar aglomerações. As pessoas que não quiserem sair de suas casas, podem permanecer dentro delas, fechando todas as portas e janelas, bem como colocando panos nos vãos das portas, para evitar a intoxicação pelo inseticida. (Felipe Shikama)