Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natal Solidário conta com a ajuda de voluntários

16 de Dezembro de 2018 às 06:30

Natal Solidário conta com a ajuda de voluntários Donizeti tem a ajuda da esposa, Marilda, e da filha Taynee. Crédito da foto: Fábio Rogério

A realização do 19º Natal Solidário da Polícia Militar, segundo o coordenador do evento, tenente Pedro Donizeti dos Santos, contou com a ajuda de 110 voluntários, muitos dos quais policiais militares. “É um dia de felicidade que conseguimos proporcionar para as famílias, que muitas vezes não têm um Natal”, disse Donizeti.

Segundo ele, o Natal Solidário da Polícia Militar tem 500 crianças cadastradas, pertencentes a 250 famílias. O cadastramento é feito por voluntários e policiais militares que vão aos bairros para contatos com famílias em situação de vulnerabilidade social. “Um dos objetivos é aproximar a comunidade da Polícia Militar, e também é o compromisso da Polícia Militar com a responsabilidade social”, descreveu o tenente Donizeti, que atualmente é reformado e atuou durante 20 anos no quartel da corporação em Sorocaba.

No trabalho de cadastramento e organização do evento, além do apoio de muitos voluntários, Donizeti também conta com a participação da esposa, Marilda Domingues dos Santos, e da filha Taynee Domingues dos Santos. Taynee, que desde criança participa da iniciativa, disse que o envolvimento em todo o trabalho faz repensar a vida: “A gente às vezes esquece de ser grato pelo que tem, e quando vê o brilho dos olhos das crianças ao receberem os presentes, a gente repensa a vida.”

Taynee informou que, a partir do cadastramento das crianças, os organizadores buscam padrinhos para elas em pessoas dispostas a fazer doações. São solicitados kit de higiene, roupas íntimas, sapatos e brinquedos. A entrega é feita com direito a Papai Noel, brincadeiras, comes e bebes. Quem se vestiu de Papai Noel ontem foi o jornalista e radialista Carlos Garbo.

Perguntada sobre o que move a sua disposição para se empenhar na organização do Natal Solidário, Taynee falou: “Eu acho muito boa essa oportunidade de ver as crianças felizes. É muito bom a gente poder proporcionar alegria para elas pelo menos por um dia, como compensação para o ano inteiro em que muitas vezes eles passam sofrendo.”

Projeto faz a alegria das crianças

Natal Solidário conta com a ajuda de voluntários Brinquedos infláveis, guloseimas e presentes fizeram parte da programação. Crédito da foto: Fábio Rogério

O 19º Natal Solidário da Polícia Militar (PM) atraiu ontem mil pessoas ao quartel do 7º Batalhão da PM de Sorocaba e do Comando de Policiamento do Interior - 7 (CPI-7). A estimativa é da organização do evento em que crianças e adultos se divertiram nas atividades oferecidas. O projeto tem 500 crianças cadastradas.

A dona de casa Alessandra Aparecida Siqueira Paula, de 36 anos, que mora no Jardim Aeroporto, participou do evento com a filha Alana Siqueira Paula, de 6 anos, e as duas elogiaram a festa. Foi a segunda vez que Alessandra participou; a primeira vez foi há três anos. “Os presentes são muito bons e são coisas que a gente não pode comprar”, disse Alessandra, que está desempregada. Alana disse que gosta da época do Natal “para ganhar presentes” e a figura que ela destaca é a do Papai Noel.

Cunhada de Alessandra, Simone Cristina Gomes, de 28 anos, compareceu com as filhas Kailane de Jesus Cruz, de 10 anos, e Giovanna Evelin, de 11 anos. Kailane curtiu a montaria no cavalo da polícia por alguns minutos e garantiu que tem traquejo na modalidade. Para Simone o que a encanta no Natal é a inspiração de “felicidade, brincadeira, harmonia, união”. Para Giovanna, o Natal “é um momento feliz que a gente passa junto com a família, e é um momento de perdão.”

A dona de casa Gleibe Bandini, de 27 anos, que mora no condomínio residencial Jardim Carandá, esteve na festa com as filhas Vitória, de 4 anos, e Yasmim, de 7 anos, que gostaram de fazer pinturas no rosto. Vitória disse que gosta desta época por ser “momento de festa”, e a irmã se concentra nas “brincadeiras”.

Foram oferecidos lanches, sorvetes, bolo, pipoca, algodão doce, refrigerantes. E havia brincadeiras para todos os gostos: piscina de bolinha, pula-pula, escorregador, tobogam, pinturas no rosto. Houve apresentações com musical da Catedral Evangélica de Sorocaba, teatro de fantoche da Polícia Militar Rodoviária com orientações sobre o trânsito. Além de representação do projeto social de judô Carandocas (localizado no Carandá), do policiamento, da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e do Programa de Prevenção às Drogas (Proerd).

Galeria

Confira a galeria de fotos