Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na rede municipal de Sorocaba, ano letivo começa na quarta-feira

02 de Fevereiro de 2020 às 00:02
Ana Claudia Martins [email protected]

Na rede municipal de Sorocaba, ano letivo começa na quarta-feira Fachada de uma escola municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (1/8/2018)

Aproximadamente 60 mil alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba voltam às aulas na próxima quarta-feira (5), em 165 unidades escolares, incluindo as creches. As novidades neste ano letivo, que vai até 18 de dezembro, inclui a volta dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, do Ministério da Educação, sem custo adicional ao município, e o ensino de empreendedorismo para os estudantes de oito escolas, por meio de parceria entra a Secretaria da Educação (Sedu) e o escritório regional do Sebrae, em Sorocaba.

No ano passado, as escolas municipais deixaram de usar os livros gratuitos do governo federal por conta do contrato assinado pelo então prefeito José Crespo (DEM) com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para utilizar os materiais didáticos dessa instituição. O contrato venceu em dezembro de 2019, e não foi renovado. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, assim, o governo deixou de pagar R$ 9 milhões com o material. “Este montante deverá ser revertido em construção, ampliação e reforma das unidades escolares”, informa.

A Sedu afirma ainda que o ensino dos alunos da rede municipal não será afetado com a alteração dos livros didáticos, que serão escolhidos pelas próprias unidades escolares, e também pela equipe gestora pedagógica da pasta. “A Sedu segue o Currículo Estadual de Ensino, que está de acordo com o Currículo Nacional (Bncc)”, detalha.

Sobre o estado geral dos prédios das 165 escolas, a Prefeitura informou que as manutenções são feitas de acordo com as necessidades das próprias unidades. O CEI-113, que atendia a pré-escola, no bairro Aparecidinha, agora atenderá a etapa de ensino fundamental com capacidade para 660 alunos, diz a pasta.

Empreendedorismo

De acordo com a Sedu, os estudantes do ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, das escolas Achilles de Almeida, Flávio de Souza Nogueira, Leonor Pinto Thomaz, Getúlio Vargas e Matheus Maylasky, e os alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano), em período integral, das unidades municipais Amin Cassar, Jaci Dourado Mattielo e Walter Carretero, serão contemplados com o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP).

O gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, afirma que a educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os estudantes a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. “A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores”, afirma..

As secretarias municipais de Educação ou qualquer instituição de ensino interessada em atuar com o JEPP para os seus alunos deve procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a capacitação dos professores, com duração de 45 horas e pode ser dividida para o 1º e 2º ciclo do ensino fundamental. (Ana Cláudia Martins)

[irp posts="213244" ]