Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de exames para diabetes atrai cerca de mil pessoas em Sorocaba

21 de Novembro de 2018 às 07:00

Segundo o hospital, cerca de 400 pessoas participaram dos exames e orientações. Foto: Fábio Rogério

O Hospital Oftalmológico de Sorocaba promoveu nesta terça-feira (20) um mutirão gratuito de exames e atividades para prevenção e controle do diabetes. A iniciativa faz parte da campanha de conscientização sobre a doença que acontece em todo o Brasil por meio da Associação Nacional do Diabetes (Anad).

Segundo o hospital, cerca de 400 pessoas participaram dos exames e orientações. Elas compareceram com mais 600 acompanhantes, num total de mil pessoas circulando nas áreas de atendimento. Havia mais 350 pessoas como suporte para os serviços entre médicos, voluntários e representantes de parceiros apoiadores do evento.

Daniela acompanhou a sogra, Ana Cirino, que tem diabetes. Foto: Fábio Rogério

Uma das pessoas atendidas foi a pensionista Ana Cirino Pereira, de 68 anos, que compareceu no hospital acompanhada da nora, a vendedora Daniela Castro, 38. Ana, que tem diagnóstico de diabetes e fez exames de olhos e de pés, aprovou os serviços: “Eu estou achando ótimo, a gente foi bem atendida”, ela disse. “Precisa ter (o mutirão) mais vezes”, sugeriu.

A gerente de atendimento e qualidade do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Kátia Campos, informou que os serviços foram de exames de fundo de olho, pés, glicemia, pressão arterial, e orientações sobre nutrição, condicionamento físico, questões jurídicas e farmacêuticas.

Houve orientações e outras atividades, como massagens. Foto: Fábio Rogério

“O diabetes pode causar muitas outras coisas (entre elas, a cegueira). O controle da glicemia é uma das principais formas de evitar as complicações”, disse Kátia.

O evento foi uma realização do BOS, Associação dos Diabéticos de Sorocaba e Conselho Regional de Farmácia, com apoio da academia BOS Fit, escola de podologia Pods, tratamento de pés diabéticos Staycare, Oxicenter, Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac) e Grupo Escoteiro Vuturaty.

Galeria

Confira a galeria de fotos