Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de castração inscreve esta semana para 16 bairros da zona norte

20 de Agosto de 2018 às 07:00

Castração ajuda a reduzir a população de animais abandonados. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (31/10/2015)

A Prefeitura de Sorocaba abre nesta próxima semana as inscrições para mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos, que desta vez beneficiará 16 bairros da zona norte. Desta segunda (20) a quarta-feira (22), das 9h às 12h e das 13h às 16h, os moradores da região do Residencial Carandá poderão se cadastrar gratuitamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Carandá. Já de quinta a sábado (23 a 25), no mesmo horário, será a vez dos moradores da região do Maria Eugênia se inscreverem no Centro Esportivo Francisco Lisboa.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio da Seção de Proteção e Bem-estar Animal, o mutirão será realizado até fevereiro de 2019 em diferentes bairros da zona norte.

"O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos", afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

O primeiro local contemplado por este Mutirão de Castração foi o Parque São Bento no último mês de julho. No total, 386 animais tiveram gratuitamente a cirurgia de castração e ganharam microchip. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados em Sorocaba.

Bairros

O mutirão na região do Maria Eugênia contemplará os bairros Jardim Maria Eugênia, Pacaembu, Jardim Santo Amaro, Vila Terron, Jardim Nápoli, Jardim Nova Ipanema, Jardim Altos do Itavuvu, Jardim Flamboyant, Jardim das Flores e Jardim São Guilherme.

Os moradores que se inscreverem levarão os seus animais de estimação para as cirurgias de castração nos dias 29 e 30 de agosto. O Centro Esportivo Francisco Lisboa está localizado na rua Dante Trevisan, 199, no Maria Eugênia.

Já a região do Carandá contempla os bairros Residencial Carandá, Residencial Altos do Ipanema, Caguaçu, Martins, Vila Bom Jesus e Jardim Dinorá Rosa. As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 27 e 28 de agosto.

As vagas são limitadas. Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. (Com informações de Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos