Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de castração atenderá a região da Vila Hortência em dezembro

21 de Novembro de 2019 às 11:40

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro, no Parque dos Espanhóis. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

O mutirão de castração gratuita de cães e gatos de Sorocaba terá mais uma etapa em dezembro. Desta vez, 12 bairros da região da Vila Hortência serão contemplados.  As inscrições serão realizadas na próxima semana, de 27 a 29 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Parque dos Espanhóis.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba e tem por objetivo reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças. A castração também promove a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

Os moradores interessados em castrar seus animais de estimação devem levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado, em seu nome, no ato da inscrição. As vagas são limitadas.

[irp posts="8223" ]

 

Importância de comparecer

A Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela ação, enfatiza a importância de que os inscritos compareçam no dia e horário agendado para a cirurgia.

Na última etapa do mutirão, realizado na região da Vila Haro, tutores de 101 animais não compareceram. Com a ausência, além de perder a chance de castrar gratuitamente seu bicho de estimação, o tutor ainda tira a oportunidade de outro cão ou gato ser beneficiado.

Bairros contemplados

Os bairros contemplados nesta etapa do mutirão serão: Vila Hortência, Além Ponte, Vila Assis, Vila Cristal, Vila Isabel, Vila Matielo, Vila Piedade, Vila Pinheiros, Jardim Gutierres, Jardim Rosária Alcoléa, Residencial Villagio Sola e Jardim Prestes de Barros.

Um dos objetivos da castração é reduzir a população de animais de rua. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

Por que castrar?

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

Segundo a Prefeitura, o microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. Crédito da foto: Felipe Pinheiro / Secom (09/01/2019)

Cirurgias de castração

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 2 e 3 de dezembro no Parque dos Espanhóis, localizado à rua Campos Salles, sem número, na Vila Assis. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos.

O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a V8.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o cidadão esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Mais informações sobre a castração podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)