Buscar no Cruzeiro

Buscar

Músico Claudinho Bossa Nova morre aos 62 anos de Covid-19

30 de Novembro de 2020 às 12:34

Claudinho Bossa Nova foi um dos pioneiros nos bares da cidade com música ao vivo. Crédito: Reprodução/Facebook

Um dos artistas mais talentosos e queridos da noite sorocabana, o músico Cláudio Fonseca, o Claudinho Bossa Nova, de 62 anos, morreu na noite de domingo (29) em decorrência de Covid-19. Segundo o filho Vinícius, ele estava internado em estado grave na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba desde o último dia 20. O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (30) no Cemitério Santo Antonio.

Vindo de uma tradicional família de músicos, Claudinho Bossa Nova foi um dos pioneiros nos bares da cidade com música ao vivo e se destacava por sua voz afinada de timbre doce, a sua forma peculiar de tocar violão -- no colo usando o dedo polegar para montar os acordes -- e seu repertório abrangente que atravessava todo o cancioneiro da MPB, incluindo, é claro, o gênero que lhe rendeu o apelido de Bossa Nova.

Contemporâneo de Claudinho na cena musical sorocabana, o cantor, compositor e violonista Carlos Madia lamentou a perda do amigo a quem considera o músico mais talentoso que já conheceu. “Ele foi o melhor músico que eu já vi tocando em toda a minha vida, tinha uma musicalidade impressionante, era muito versátil e tudo com o tempero e personalidade dele, ele não imitava ninguém”, assinala.

Aos amigos, Claudinho costumava dizer que descobriu a forma peculiar de tocar violão ainda na infância, em função dos dedos pequenos para a escala do instrumento.

A cantora Teresa Baddini afirma que em mais de 30 anos de carreira, Claudinho marcou época na cidade se apresentando nos extintos bares Dom Quixote, Deencontro, Coisa Nossa, Arcobaleno, Feitiço e Bier Garten. “Com certeza, ele, na ainda continuava na ativa, tocando e cantando bares da cidade, deixara uma lacuna musical, cultural, muito grande. Nós, músicos sorocabanos , reverenciamos o talento , humildade desse ‘Gigante musical’ que foi Claudinho Bossa Nova”, comentou.

O cantor e compositor Hugo Rafael lembra que ao ouvir Claudinho pela primeira vez ficou impressionado com a sonoridade extraída por um único músico, no formato voz e violão. “A música dele me impactou. Ele foi um dos grande artistas sorocabano que infelizmente nos perdemos. Que Deus conforte o coração da família”, declarou ao Mais Cruzeiro.

O cantor, compositor e produtor musical Maurício Nogueira usou as redes sociais para expressar o sentimento de luto diante da morte do artista. “Claudinho Bossa Nova sempre foi grande em sua simplicidade. Para a música, pela música, com amor [...]. Sua música era doce, era embalada pela bondade e pela candura, era sempre algo muito familiar. Sorocaba está de luto”, escreveu.

Além dos fãs e admiradores da boa música, Claudinho deixa os filhos Vinícius e Anderson, e esposa Derli. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos