Buscar no Cruzeiro

Buscar

Museus de Sorocaba e Casa Aluísio de Almeida recebem agendamento para visitas e pesquisas

14 de Janeiro de 2021 às 09:18

Agenda O Museu Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) fica na avenida Afonso Vergueiro. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (4/9/2018)

Todo cidadão interessado em visitar ou realizar pesquisas acadêmicas no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Museu Histórico Sorocabano (MHS) e na Casa Aluísio de Almeida, espaços públicos administrados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), pode fazer o agendamento de forma on-line.

Para agendar uma visita ao MEFS ou ao MHS, os dois funcionando de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, o interessado deve acessar o link: https://bit.ly/312BO6i. Já, para fazer uma pesquisa acadêmica a respeito dos acervos desses mesmos espaços, basta acessar: https://bit.ly/2IsFZ5d.

O Museu Histórico preserva a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, focando no resgate do legado do povo, reunindo um acervo com fotos, objetos, pinturas, esculturas e documentos de significação histórica para Sorocaba e região. No MEFS, o público pode conferir um acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana.

Na Casa de Aluísio de Almeida, o agendamento para visitas e pesquisas acadêmicas deve ser feito pelo e-mail: [email protected]. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. A unidade pertenceu ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote e historiador da cidade e possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba. O local abriga também o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

A Secretaria da Cultura pede atenção aos munícipes para responder o formulário, pois o pesquisador só poderá transportar equipamentos (celular, pendrive ou notebook) e materiais (bloco de notas, lápis, caneta, etc) que estiverem descritos na ficha. De acordo com a Secretaria da Cultura, o uso de máscara é obrigatório nos locais. Os visitantes deverão respeitar o distanciamento social e usar álcool em gel disponibilizado nos espaços.

Exposição virtual

A população ainda pode conferir a mostra intitulada “Ausência Autônoma”, da artista Liliana Alves, que foi contemplada em edital de ocupação da Pinacoteca Municipal e está disponibilizada de maneira on-line pelo link: https://bit.ly/38FYjT6.

No vídeo, a artista apresenta o processo criativo e seus trabalhos. O registro audiovisual foi gravado na própria Pinacoteca Municipal, com Liliana Alves e com a presidente do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Cristina Delanhesi, que é a curadora da exposição.

As obras retratam uma série de objetos triviais do cotidiano, aos quais Liliana consegue dar dignidade e criar uma curiosidade em torno deles, como mesas, cadeiras, cinzeiros, entre outros. (Da Redação, com informações da Secult)