Buscar no Cruzeiro

Buscar

Municípios trocam experiências sobre o combate à Covid-19

01 de Maio de 2020 às 00:01

Municípios trocam experiências sobre o combate à Covid-19 O evento aconteceu no PTS, com estrutura para evitar aproximação entre os participantes. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Prefeitos, secretários municipais e integrantes da área da saúde de municípios que integram a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) participaram, na manhã de ontem, do Fórum Regional de Prevenção e Combate à Covid-19, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, teve como objetivo permitir que os municípios trocassem experiências sobre a doença e seu enfrentamento.

Prefeitos e gestores de saúde apresentaram dados envolvendo o número de casos registrados em seus municípios, de leitos exclusivos para o tratamento da doença e, principalmente, as ações desenvolvidas.

O secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, acompanhado da Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Diegues, apresentou o cenário atual dos casos de Covid-19 na cidade, assim como de ocupação de leitos. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), falou das iniciativas para o enfrentamento da pandemia e do hospital de campanha, informando que a estrutura foi finalizada, mas o local ainda não tem pacientes porque não há necessidade de encaminhar essas pessoas para lá. “O hospital de campanha funciona como um gatilho que iremos acionar quando houver a necessidade. Ele é um suporte. Não há a necessidade, ainda, de gastos com recursos humanos e equipamentos. Caso isso ocorra já estamos estruturados”, afirmou.

RMS

Prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba também destacaram as ações realizadas em seus municípios. Dirlei Salas (PV), de Araçoiaba da Serra, falou sobre as blitz educativas que ocorrem na cidade e a terapia em grupo aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente no combate à doença. Já o prefeito de Boituva, Fernando Lopes da Silva (PSDB), explicou sobre o funcionamento do túnel de desinfecção individual na cidade.

O prefeito de Ibiúna, João de Mello (PSD) ressaltou uma força-tarefa de conscientização nas ruas do município, com a distribuição de panfletos e carros de som --um equipamento amplamente utilizado, também, pela Prefeitura de Tietê na conscientização de seus moradores, segundo explicou o prefeito Vlamir Sandei (PSDB). Naquela cidade também ocorre blitz com aferição de temperatura nas principais entradas do município. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)