Buscar no Cruzeiro

Buscar

Municípios receberão verba para estimular o turismo na cidade

09 de Março de 2019 às 22:02

Municípios receberão verba para turismo A área da cachoeira da Chave, em Votorantim, deve ser transformada em parque. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/9/2011)

Votorantim e Araçoiaba da Serra, as duas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba que recentemente conseguiram a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT), pretendem investir a verba de R$ 640 mil, que será destinada a cada uma delas, em ações que atraiam visitantes, como a ampliação da oferta de atrativos e o aprimoramento dos espaços já existentes.

Votorantim anunciou, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, que planeja entregar para a população o Parque da Cachoeira da Chave e o Parque da Serra de São Francisco, o Trem Turístico e o Museu do Esporte.

Com o valor também será possível realizar a reforma do Auditório Municipal Francisco Beranger, um dos equipamentos públicos mais visitados da cidade, a reforma e reestruturação do Aquário Cultura, além da criação de novos equipamentos de lazer e entretenimento, previstos no Plano Diretor de Turismo, aprovado em 2017.

A Secretaria de Turismo informa que o valor a ser recebido no ano de 2019 é de R$ 640.285,55. Para acesso ao recurso, o município deve apresentar projeto à Secretaria de Estado do Turismo, o qual deve contemplar as diretrizes do Plano Diretor de Turismo do Município. O projeto deve ter a aprovação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão deliberativo, composto por 2/3 de membros da sociedade civil. Será avaliado pela Secretaria de Estado, para verificação do cumprimento das exigências, em especial o atendimento ao Plano Diretor de Turismo e aprovação do Comtur, após a aprovação é realizado o convênio e o recurso liberado.

De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, a obtenção do título de MIT é uma conquista histórica para Votorantim, que desde sua instalação como município, tem sua vocação turística exaltada. O secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Edson Cortez, complementa que o investimento no turismo tem impacto direto no fomento e ampliação das atividades econômicas da cidade, com geração de emprego, renda e mais qualidade de vida aos votorantinenses.

Araçoiaba

Araçoiaba da Serra também comemora o título. Conforme nota enviada pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Turismo, a conquista trará desenvolvimento para o setor. Os recursos serão destinados exclusivamente para aplicar em projetos de infraestrutura turística pública, geradoras de fluxo turístico. Araçoiaba prevê a revitalização dos lagos municipais e também a recuperação do museu municipal.

Municípios receberão verba para turismo Em Araçoiaba da Serra um dos planos é revitalizar os lagos municipais como atração turística. Crédito da foto: Divulgação Prefeitura Araçoiaba da Serra

Conforme o departamento de estudos e projetos de turismo, “o objetivo é potencializar, criar e aprimorar os espaços e áreas públicas, para ampliar a oferta de atrativos turísticos do município, tornando-os pontos de referência de visitação”.

Interesse turístico

A classificação como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo governo do Estado foi definida por meio da lei estadual nº 16.938. Cada MIT terá a oportunidade de aumentar seu fluxo turístico e melhorar a qualidade da atividade turística local. Os montantes são liberados mediante a apresentação de convênios para obras de infraestrutura turística com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria Estadual de Turismo, com a aprovação do Conselho Municipal de Turismo de cada cidade, além do aval do Conselho de Orientação e Controle (COC).

A cada três anos, a titulação de MIT será revisada pelo governo do Estado, podendo o município mantê-la, torná-la estância, ou ainda sair do rol das cidades contempladas como MIT.

Expectativa é pela geração de emprego

A notícia da titulação como MIT para Votorantim e Araçoiaba foi recebida com muita alegria por Antonio Francisco Gonçalves, conhecido como Botafogo, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Sorocaba e Região. Conforme Botafogo, a movimentação em torno dessas duas cidades pode gerar empregos nas áreas de hotelaria e alimentação, mas isso se esses dois municípios souberem direcionar o trabalho e estruturar bem o setor turístico. E se tudo correr de forma positiva, pode até ser que Sorocaba também seja beneficiada. Isso porque os turistas poderão também aproveitar que estão na região e vir passear por aqui ou até mesmo preferir se hospedar na cidade. Tudo dependerá da demanda e do planejamento das autoridades, pois se souberem explorar o potencial turístico, poderão atrair recursos para as cidades.

Botafogo aproveitou a oportunidade para fazer um desabafo. “O que eu briguei para também classificar Sorocaba e agora a cidade ficou para trás... Sem dúvida Araçoiaba e Votorantim merecem porque trabalharam muito para isso. Elas souberam entender que turismo não é só uma forma de lazer e sim um negócio”, elogia.

Ainda de acordo com Botafogo, há mais de 20 anos que ele batalha para que Sorocaba também seja MIT. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos