Buscar no Cruzeiro

Buscar

Munícipes e lojas não registram multas

17 de Julho de 2020 às 00:01

Munícipes e lojas não registram multas Crédito da foto: Fábio Rogério (18/5/2020)

Desde 6 de julho, quando passou a vigorar o decreto estadual que obriga o uso de máscaras por munícipes em ambientes públicos e privados durante a pandemia do novo coronavírus, não houve registros de multas aplicadas a munícipes nem a estabelecimentos comerciais pela fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) da Prefeitura de Sorocaba.

Por outro lado, a Sesu já fechou 308 comércios que estavam em desacordo com a fase 1 (vermelha) da quarentena. As diligências são realizadas em regiões comerciais da cidade para assegurar que estabelecimentos estão seguindo as normas de funcionamento impostas pelo decreto municipal.

Ontem, 55 estabelecimentos foram visitados e 23 foram fechados por comercializarem produtos e serviços não essenciais. Dos 308 comércios temporariamente fechados, 68 puderam retomar as atividades depois se readequarem às normas municipais.

Multas

Conforme resolução da Secretaria Estadual de Saúde, lojas e empresas que permitirem a entrada de clientes desprotegidos poderão ser autuadas e multadas em 182 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps), o que corresponde a R$ 5.025,02. O valor é referente a cada usuário existente no interior do estabelecimento no momento da fiscalização.

Segundo a mesma resolução, as pessoas que estiverem sem máscaras em ambientes públicos também serão penalizadas e receberão multa de 19 Ufesps, equivalente a R$ 524,59. (Wesley Gonsalves)