Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mulher reencontra família após 18 anos

02 de Dezembro de 2020 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]

Ivanilda esteve um ano no CHS; agora recebeu alta. Crédito da foto: Divulgação

A paciente do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), Ivanilda Sousa, 52 anos, finalmente reencontrou sua família no domingo (29), após 18 anos considerada desaparecida. Ela está internada há aproximadamente um ano e deu entrada no hospital com aneurisma cerebral.

O reencontro aconteceu graças aos esforços da equipe de assistência social do CHS. Segundo Danúbia Fernandes, coordenadora técnica da equipe, a paciente deu entrada na unidade no dia 25 de dezembro de 2019 e, desde então, eles procuravam por algum familiar para que os cuidados necessários fossem prestados.

Antes de ir para o hospital, Ivanilda estava em situação de rua, com mais dois filhos pequenos e um companheiro. Com a internação, os filhos foram encaminhados para um abrigo em Votorantim. Não se sabe o destino do homem.

Por meio de buscas nos sistemas Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e Cadastro Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde (CADSUS), foi encontrada uma prima de Ivanilda, que informou o telefone de uma das irmãs da paciente.

Através do contato com a irmã, a assistência social conseguiu mais informações sobre Ivanilda. Ela já apresentava problemas neurológicos devido a trauma sofrido aos 9 anos de idade e estava desaparecida há 18 anos.

Os familiares moram nas cidades de Osasco e Cubatão e chegaram até mesmo a cogitar sua morte devido ao longo período sem notícias. Além das duas crianças, ela tem mais uma filha de 32 anos e dois filhos, de 22 e 18 anos.

Na segunda-feira (30), três irmãs e dois sobrinhos da paciente foram até o CHS para fazer o reconhecimento. Durante o encontro, um dos sobrinhos fez chamada de vídeo para que os filhos falassem com a mãe, depois de tantos anos.

De acordo com a assistência social do hospital, a paciente já teve alta. Os parentes conversaram com a equipe médica e estão cientes de todas as necessidades para os cuidados de Ivanilda, que retornará, agora com a família, a São Paulo. “Foi uma história muito emocionante.Toda ação do serviço social foi baseada nos principios éticos e comprometimento da equipe médica”, finaliza a coordenadora técnica da equipe. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Cida Vida)

Galeria

Confira a galeria de fotos